top of page
by Brunelson

Nirvana: a opinião de Josh Homme quando escutou pela 1ª vez os discos "Bleach" e "Nevermind"


Durante o lançamento e turnê do álbum de estreia do NIRVANA, "Bleach" (1989), a roupa grunge de Seattle estava à beira da grandeza mainstream.


Apesar do seu estoque crescente, NIRVANA ainda era relativamente desconhecido fora de sua cidade natal e região, onde as poucas pessoas que conseguiram vê-los se apresentar ao vivo durante esse período emocionante e ainda no âmbito underground, sem dúvida, irão refletir sobre essa vivência todas essas décadas depois.

Para aqueles de nós que não tivemos a sorte de estar lá ao vivo e a cores presenciando marcas históricas do rock no palco a nossa frente, felizmente há uma infinidade de filmagens no Youtube que é a coisa mais próxima que podemos chegar em ver Kurt Cobain e a sua banda, antes de ascenderem ao estrelato após o lançamento do álbum "Nevermind" em 1991 (2º disco).

O álbum "Bleach" não alcançou sucesso em seu lançamento original por uma gravadora independente, a Sub Pop Records, mas foi bem recebido pela crítica underground e público.


Porém, quando esse disco foi relançado internacionalmente pela nova e super gravadora do NIRVANA em 1992, a Geffen Records, o mesmo alcançou a posição nº 89 no ranking principal da Billboard, chegando em 33º lugar na parada de álbuns do Reino Unido e no 34º lugar no ranking de álbuns na Austrália.

Mas antes do lançamento do álbum "Nevermind" com o NIRVANA ficando conhecido no mundo inteiro, o disco "Bleach" tinha vendido "somente" 40 mil cópias em todo o mundo, mas após o sucesso cósmico do álbum "Nevermind", milhões de novos fãs do mainstream em todo o mundo sintonizaram a MTV e as rádios para comprar e escutar o disco "Bleach" e o mesmo vender mais de 1,9 milhão de cópias apenas nos EUA.

E uma das músicas que foram lançadas no álbum "Bleach" e que se tornaria figurinha carimbada em todos os shows do NIRVANA até o seu final em 1994, foi "Negative Creep", reconhecidamente um dos momentos de destaque do disco e uma de suas melhores canções.

A música mostra Cobain escrevendo sobre si mesmo de uma maneira franca e brutalmente honesta, um método que foi inovador em 1989 e que se tornaria parte de sua personalidade como escritor. É uma questão lírica e sonora tão sincera e crua, que são elementos que enfatizam a razão pela qual o NIRVANA era tão identificável para muitas pessoas ao redor do planeta.

A canção "Negative Creep" também é uma das favoritas de Josh Homme (vocalista/guitarrista do QUEENS OF THE STONE AGE e THEM CROOKED VULTURES) e ele ainda se lembra da sensação incrível que teve quando ouviu essa música pela 1ª vez como um adolescente impressionável que tocava em uma banda de garagem.


“A 1ª vez que ouvi o disco 'Bleach', me lembro de virar para os meus amigos e dizer: 'Temos que começar a escrever músicas melhores em nossa banda'. Sabe, foi uma mudança total de perspectiva e definitivamente arrancou uma folha de papel do meu bloco mental de notas”, lembrou Homme em uma entrevista para a revista Rolling Stone.

Ele concluiu: “Alguns anos depois, recebi uma cópia antecipada do disco 'Nevermind' antes do seu lançamento. Sabe, eu fui criado escutando BLACK FLAG e THE CRAMPS e depois que escutei o álbum 'Nevermind' com toda aquela produção e composições diferentes do que havia sido feito no disco 'Bleach', eu pensei: 'Esse álbum é a melhor merda de todas, mas ninguém vai querer ouvir isso'. O disco 'Nevermind' provou que eu estava completamente errado e fiquei muito feliz com o que aconteceu”.



"Negative Creep" (Disco: "Bleach")



























Komentáře


Mais Recentes
Destaques
bottom of page