O álbum seminal de 1991 é apenas o 9º na história a atingir tal feito e apenas o 4º álbum de estúdio se não levarmos em consideração as coletâneas de maiores sucessos que estão na lista. Isto significa que o álbum passou 13 anos e 04 meses não consecutivos no ranking da Billboard, onde atualmente está na posição nº 120.
Outros discos que alcançaram durações semelhantes são "The Dark Side of The Moon" do PINK FLOYD, que passou 990 semanas nas paradas, e o "Black Album" do METALLICA com 767 semanas.
E se for para considerar as coletâneas de maiores sucessos, ele está lado a lado com a coletânea de Bob Marley permanecendo por 865 semanas, a banda JOURNEY por 835 semanas e o grupo CREEDENCE por 724 semanas.
O disco "Nevermind" foi lançado em setembro de 1991 e alcançou o 1º lugar no ranking da Billboard em janeiro de 1992, desbancando o álbum "Dangerous" de Michael Jackson. Até o momento, estima-se que esse disco do NIRVANA já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.
Em 2021, para comemorar o 30º aniversário do álbum "Nevermind", o baterista Dave Grohl falou à revista britânica New Music Express sobre o processo de composição da música "Smells Like Teen Spirit", o hit mais conhecido do disco (dentre vários) e do NIRVANA: “Gostei do riff que Kurt Cobain criou porque é percussivo. Aqueles dedilhados abafados e penetrantes entre os acordes realmente se inclinaram para o padrão do riff da bateria. Para ser honesto, naquele momento estávamos ouvindo muito PIXIES, tipo, era a época de lançamento do álbum deles, ‘Bossanova’, e estávamos apenas nos divertindo, sabe? Estávamos apenas criando uma canção nova após a outra todos os dias. Krist Novoselic (baixista) possui as gravações de todas essas músicas em fitas-cassete, assim como ideias de riff que nunca foram usadas e versões primitivas que foram moldadas em músicas para o disco ‘Nevermind’".
“Claro, ninguém teve qualquer previsão psíquica para imaginar que a canção 'Smells Like Teen Spirit' faria o que fez. Nós simplesmente detonávamos em um pequeno espaço de ensaio que era tipo um celeiro abandonado. Eu não sabia qual era a letra da música e o padrão da melodia vocal de Kurt mudava cada vez que a ensaiávamos e foi só quando entramos no estúdio para gravá-la de verdade que percebi o poder da canção. E não apenas liricamente ou musicalmente falando, mas o groove da música que era realmente poderoso. Acho que todos estavam mais focados em canções que foram lançadas no álbum como ‘In Bloom’, ‘Lithium’ ou ‘Breed’, quero dizer, ninguém realmente prestou muita atenção na música ‘Smells Like Teen Spirit’ enquanto a gravávamos. Naquele momento, nós apenas pensamos que era outra canção legal para lançar no disco”.
O jornalista Steve Lamacq que fez a resenha do álbum "Nevermind" para a revista New Music Express em seu lançamento lá em 1991, concedendo na época uma nota 9 em um total de 10, deixou escrito: “O disco ‘Nevermind’ é um álbum para as pessoas que queriam gostar do METALLICA, mas que não conseguem suportar sua falta de melodia, enquanto, por outro lado, esse álbum pega um pouco do talento do PIXIES em suas músicas e dá a ideia de um novo músculo surgindo... Ou seja, um choque para o sistema. Canções como a excelente ‘In Bloom’ e a melhor de todas, ‘Come as You Are’, mostram uma destreza que combina tensão e uma vibração descontraída que funcionam umas com as outras para produzir algumas reviravoltas legais e construtivas durante a audição do álbum”.
Comentarios