top of page
by Brunelson
Estamos mergulhando fundo em nossos arquivos para trazer a você a 1ª vez que o lendário baterista Dave Grohl fez um show com o NIRVANA no dia 11 de outubro de 1990 (foto).
A partir daí, Grohl estaria sempre presente atrás de Kurt Cobain (frontman) e Krist Novoselic (baixista) nos palcos, um momento que, para muitos fãs, é tão crucial quanto a 1ª guitarra elétrica sendo ligada ou quando os pedais de distorção para guitarra foram criados.
Em meados de 1990 e já sendo conhecido no meio underground, o NIRVANA (Kurt Cobain) não estava mais curtindo o som da bateria de Chad Channing, que estava na banda desde 1988 e gravou a bateria de 09 das 12 músicas lançadas no álbum de estreia do NIRVANA, "Bleach" (1989).
A "incapacidade" de Channing de passar por um conjunto de músicas cada vez mais poderosas estava se tornando um problema para Cobain quando o estrelato começou a acenar. Enquanto ele possuía ritmo, havia uma certa energia bruta que faltava em sua produção. Logo a banda estava à procura de um novo baterista e foi quando Dave Grohl entrou no grupo.
O jovem Grohl estava em busca do seu próprio novo empreendimento, depois que a sua antiga banda, SCREAM, um grupo de punk hardcore da cena borbulhante da capital Washington, havia encerrado as atividades. Com a ajuda do vocalista/guitarrista do MELVINS, Buzz Osborne, ele logo encontraria um novo lar atrás da lendária bateria do NIRVANA. Osborne apresentou Grohl a Kurt Cobain e Krist Novoselic e após uma audição comparativamente curta, nasceu o NIRVANA em sua formação clássica e como é conhecida pelo mainstream.
Sendo assim, Cobain e Novoselic estavam colocando Grohl à prova ou esse era apenas o jeito de ser do NIRVANA? Eles estavam tentando sangrar o seu novo membro de banda pra ver até onde ele ia ou o novo som underground era tão cru assim? É difícil adivinhar.
É o mais próximo de um batismo de fogo musical que Dave Grohl poderia esperar, mas novamente, isso é o NIRVANA.
A filmagem do show é um flash do brilho que a banda estava destinada a alcançar. Enquanto Cobain e companhia estavam fazendo ondas em sua cidade natal adotada, Seattle, como reis do underground, o grande momento e todos os problemas que viriam com o estrelato estavam apenas alguns quilômetros de distância no horizonte.
NIRVANA não iria mudar apenas a vida de Dave Grohl - somente com 21 anos de idade - mas de inúmeras outras pessoas em todo o planeta (quem viveu essa época sabe do que estamos falando). Desde a sua criação até os dias atuais em pleno século 21, NIRVANA ainda é considerado um dos pilares da música moderna.
Mas enquanto Cobain recebe muito do crédito, sem Dave Grohl na bateria o NIRVANA não teria a mesma solidez e ritmicamente o som compactado da forma que ficou conhecido.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments