top of page
  • by Brunelson

Pearl Jam: a música que o guitarrista Mike McCready admitiu que “roubou” de Stevie Ray Vaughan


Todo artista é culpado de "roubar" algumas músicas dos seus artistas favoritos.


É impossível não inspirar-se em suas influências, mas há muitas ocasiões em que, o que pode ser uma composição fantástica para milhares de fãs, possui muitas coisas em comum com um clássico do rock and roll das antigas. 


Embora a maior parte do material do PEARL JAM continue sendo uma carta de amor às músicas que eles ouviam quando eram crianças e adolescentes, o guitarrista Mike McCready pode ter sugado muito perto de um fogo original ao criar um solo de guitarra marcante na discografia do grupo.


De todas as bandas que saíram da cena grunge, PEARL JAM sempre foi visto com ceticismo por alguns artistas. Embora o grupo nunca tenha afirmado querer ser a maior banda do mundo, Kurt Cobain era famoso por arrastar o PEARL JAM na lama em seu início, pensando que eles eram a versão corporativa do que o som de Seattle poderia ser.


Mesmo com o barítono característico do vocalista Eddie Vedder sendo copiado por legiões de imitadores mais tarde, McCready foi quem trouxe o talento do rock clássico para a banda. Tendo tocado em vários grupos antes do PEARL JAM se formar, McCready ainda tinha um pouco de habilidade ao incrementar seus dotes nas músicas do álbum de estreia deles, "Ten" (1991), transformando canções como "Jeremy" em exorcismos emocionais de guitarra.


Fora da tradicional trituração do hard rock, McCready sempre gravitou também em torno do blues. O guitarrista já havia se apaixonado por nomes como Jimi Hendrix, como evidenciado pela música "Yellow Ledbetter" (ficou de fora do disco "Ten"), que possui uma notável semelhança com a canção clássica de Hendrix, "Little Wing".


E sendo assim, uma vez McCready admitiu que o solo da música “Even Flow” do PEARL JAM (1º disco) é um dos "roubos" mais flagrantes que ele já fez. Apesar de ostentar uma levada funk rock e um dos maiores riffs que o outro guitarrista do grupo, Stone Gossard, já criou, o solo da guitarra de McCready veio como cortesia do virtuoso guitarrista de blues, Stevie Ray Vaughan.


Ao falar sobre suas origens musicais na canção "Even Flow", McCready admitiu uma vez em entrevista para a revista Guitar World que o solo dessa música foi um dos seus maiores roubos na vida, concluindo: “Sou eu fingindo ser Stevie Ray Vaughan em uma tentativa fraca disso. Stone Gossard escreveu o riff e a música, e eu apenas o segui em um padrão regular. Tentei roubar tudo que sabia de Stevie Ray Vaughan para colocar em toda essa música. É um roubo flagrante ou, se você quiser, uma imitação de uma homenagem".


Embora Vaughan possa ter sido a inspiração para o solo de guitarra gravado no estúdio para a canção "Even Flow", McCready leva a música em uma direção completamente diferente nos shows, talvez, desde a partir deste século, fazendo sua guitarra soar como se estivesse chorando de dor a partir do momento em que a primeira curva sonora se inicia. 


Mesmo admitindo ser "filho" das influências de Stevie Ray Vaughan, o verdadeiro talento artístico de McCready vem da capacidade de transformar suas músicas favoritas dos seus ídolos em algo completamente diferente e singular para o PEARL JAM - vide também quantas citações ele já verbalizou sobre a influência do PINK FLOYD em algumas de suas canções.



"Even Flow"







































Mais Recentes
Destaques
bottom of page