top of page
by Brunelson
Embora a banda seja conhecida por ter os seus momentos de laboratório no estúdio em álbuns como "Vitalogy" (3º disco, 1994) e "No Code" (4º disco, 1996), o maior destaque de sua carreira veio quando eles levaram as suas músicas clássicas e lados-b diretamente ao público.
Sempre que ele toca essa música ao vivo, McCready mencionou sair do caminho comum quando chega na hora de fazer o solo, dizendo: “Eu fico na parte principal e tento expandir isso todas as noites que tocamos. Se não estou pensando sobre isso, estou apenas indo, os meus olhos estão fechados e posso ver o braço da guitarra na minha mente, que é quando estou tocando melhor”.
McCready também destacou outra clássica música como sendo um destaque pessoal, "Alive", que se tornaria a pedra angular da maioria dos shows que a banda já fez.
Qualquer grupo de rock é sempre mais do que apenas rock pesado e as outras escolhas de McCready têm mais a ver com lados suaves e experimentais do rock and roll.
Escolhendo uma canção mais profunda, McCready mencionou o seu amor pela música "Off He Goes". Esta canção não a escutamos com tanta frequência assim nos shows do PEARL JAM e é um lado mais íntimo de Vedder, onde ele fala nas letras sobre a natureza distante de um personagem e como estava sendo difícil para esse personagem ter uma conexão com os seus colegas (de banda?). Essa música foi criada entre 1995 e 1996.
Apesar do envolvimento de Vedder em praticamente todas as canções do PEARL JAM, McCready também considerou a música "Inside Job" muito próxima ao seu coração. Esta foi a 1ª canção que McCready criou sozinho para a banda, tanto as letras quanto a música, com Vedder interpretando-a como ela é: uma faixa confessional de McCready.
O palco é sempre sobre fazer algo a mais e maior do que no estúdio e a escolha final do guitarrista do PEARL JAM foi a versão cover da música "Baba O'Riley" do THE WHO. O rock definitivamente mudou desde que o guitarrista do THE WHO, Pete Townshend, escreveu este clássico do rock'n roll e o PEARL JAM o transformou num hino de arenas, trazendo uma sensação alternativa bombástica e enérgica que não vemos em sua versão original de estúdio.
Embora McCready tenha feito milhares de shows com o PEARL JAM e sendo um dos 04 membros originais da linha de frente que estão no grupo até hoje desde a sua fundação em 1990, ele sempre saboreia a liberdade que vem de estar nos palcos.
Quando questionado sobre o seu estado mental sempre que está tocando um dos seus famosos solos de guitarra, McCready mencionou: “É um estranho paradoxo. Eu tenho que ser espiritualmente motivado por isso de alguma forma, onde posso estar me desligando dos vocais de Eddie, ou da bateria e do baixo num momento em que estamos tocando juntos... A 1ª regra é esquecer de tudo o que lhe cerca e ir adiante”.
Desfrute das músicas favoritas do PEARL JAM pelo guitarrista Mike McCready para tocar nos shows:
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments