Pearl Jam: confira novo single, "Dark Matter", track-list do vindouro álbum e datas de turnê
PEARL JAM lançou hoje seu novo single do vindouro álbum, a faixa-título "Dark Matter".
O 12º disco da banda será lançado em 19 de abril de 2024 e o grupo também divulgou a track-list do novo álbum e as datas de turnê para 2024 - com 02 pernas nos EUA, além da turnê europeia e da oceania.
O disco "Dark Matter" foi produzido por Andrew Watt e gravado em seu estúdio em Beverly Hills, Califórnia. Ele foi o mesmo produtor do último álbum solo do vocalista Eddie Vedder, "Earthling" (3º disco, 2022). Outra parte das gravações foram feitas no Shangri-La Studios do lendário produtor, Rick Rubin. O novo álbum foi gravado em várias sessões, iniciando no verão americano em 2021.
A canção “Dark Matter” é uma explosão poderosa construída sobre uma série de riffs descendentes, com uma cadência rítmica que lembra SOUNDGARDEN, além de uma sonoridade de guitarra processada e gaguejante que em algumas partes lembra a música de 2002 do PEARL JAM, “You Are”, lançada no 7º disco da banda, "Riot Act".
Só deixando claro, somente algumas partes da guitarra são parecidas com a canção "You Are", pois não estamos nos referindo a cadência e ritmo. O novo single também apresenta um solo selvagem e estridente do guitarrista Mike McCready e um vocal intenso e desafiador de Vedder, com 59 anos de idade.
“Denuncie os semideuses / Rei diamante para descartar / Implantar o diálogo / Sua palavra contra a lei”, canta Vedder antes do refrão da música "Dark Matter", que traz o dístico repetido: “É estranho hoje em dia / Quando todo mundo paga pelo erro de outra pessoa / Essa culpa leva forma / Ainda assim todo mundo paga pelo erro de outra pessoa”.
A revista Spin já escutou o novo disco do PEARL JAM na sua íntegra e aqui vai algumas colocações:
"Andrew Watt encorajou o PEARL JAM a escrever e moldar o material com todos os 05 membros na mesma sala, sendo que essa abordagem espontânea é imediatamente evidente no novo álbum. O disco abre com o rock de tom maior, a canção 'Scared of Fear', com Vedder relembrando um assunto que só ele conhece: 'Nós costumávamos rir / Costumávamos cantar / Costumávamos bater / Costumávamos acreditar'. Enquanto músicas prontas para os shows em arenas como 'React, Respond' e 'Running', encontram o PEARL JAM em seu ponto mais pesado em um álbum que há tempos não se via. Já a canção 'Waiting For Stevie' possui uma sensação quase clássica da era dos singles do PEARL JAM. O disco também faz acenos ao som vibrante e com sabor acústico do falecido Tom Petty nas músicas 'Wreckage' e 'Got to Give'. Há até uma música que fala sobre paternidade, 'Something Special', que foi co-escrita com o membro de turnê do grupo, o multi-instrumentista Josh Klinghoffer (ex-guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS)".
“Ainda estamos procurando maneiras de nos comunicar. Estamos nesse momento de nossas vidas em que você poderia se preocupar ou não ao querer fazer as coisas, mas ainda nos preocupamos em divulgar algo que seja significativo", havia dito Vedder quando apresentaram o áudio do vindouro disco no clube Troubadour, Los Angeles, há alguns dias atrás. Já o baixista Jeff Ament elogiou o “conhecimento enciclopédico” de Andrew Watt sobre o catálogo do PEARL JAM e seu entusiasmo ilimitado em fazer a banda trabalhar de forma mais rápida e colaborativa.
Segue a track-list do novo álbum do PEARL JAM, "Dark Matter", e as datas até agora anunciadas de sua turnê para 2024:
Comments