top of page
by Brunelson

Pearl Jam: "elementos da energia dos nossos 03 primeiros discos estarão lá no vindouro álbum"


“Andrew Watt nos pressionou tanto quanto podíamos ser pressionados”, disse o guitarrista do PEARL JAM, Mike McCready, sobre o novo e enérgico produtor da banda, o qual está trabalhando no vindouro álbum do grupo e que será o 12º disco.


Segundo McCready: "O novo álbum está quase concluído”.

Mas ele também está trabalhando em uma ópera rock sobre a cena musical de Seattle...

O guitarrista solo do PEARL JAM compartilhou os primeiros detalhes do seu ambicioso novo musical que homenageia Chris Cornell e outras lendas de Seattle, e por que ele usou o equipamento do produtor Andrew Watt em vez das suas próprias coisas para o vindouro disco do PEARL JAM.

Nesta semana, McCready também anunciou o lançamento do 2º modelo de sua assinatura da guitarra Fender Stratocaster 1960, mostrando que os trabalhos estão a todo vapor.

Ele se mostrou entusiasmado com o novo material da banda e com a contribuição do produtor Andrew Watt, este que faz parte da nova geração de produtores e que inicialmente encontrou fama no mundo da música trabalhando e ganhando prêmios Grammy com artistas pop como Post Malone, Dua Lipa e Justin Bieber, e mais recentemente estabeleceu-se como colaborador do rock depois de trabalhar com Ozzy Osbourne, Iggy Pop e no disco solo de Eddie Vedder, "Earthling" (3º disco, 2022).

“Está quase concluído”, disse McCready sobre o vindouro álbum do PEARL JAM para a revista Guitar World. “Acho que há alguns ajustes aqui e ali que precisam acontecer e provavelmente não lançaremos nada este ano, mas Andrew Watt trouxe para nós uma energia, uma juventude e um grande ouvido para as coisas que eu acho que precisávamos. Ele meio que nos chutou um pouco a nossa bunda, nos dizendo: ‘Ok, vamos, vamos, vamos!’"



A empolgação de Watt no estúdio galvanizou as performances da banda ao vivo, complementou McCready: “Elementos da energia dos nossos 03 primeiros discos estarão lá no novo álbum, mas não são coisas derivadas dos 03 primeiros discos”.

Em particular e como destaque, McCready apontou as performances do baterista Matt Cameron no novo álbum, dizendo que ele se inclinou mais para a sua linha de bateria adotada no SOUNDGARDEN, mais do que ele vinha fazendo com o PEARL JAM.




“Matt Cameron está tocando melhor do que nunca, quero dizer, é claro que já o ouvi tocando com o SOUNDGARDEN e é claro que ele é incrível e sempre foi, mas ele está tocando mais desse jeito agora, tipo, meio solto. Andrew o incentivou a tocar como ele quisesse e a forma como Matt está tocando nesse disco o tornou incrível na minha opinião”, disse McCready.

Mas enquanto Cameron usou a sua própria bateria para as gravações, o restante da banda optou (por solicitação de Watt) por gravar usando a invejável coleção de guitarras do produtor Andrew Watt – que inclui uma Gibson SG de 1964, uma Fender Telecaster de 1965 e uma Gibson Les Paul Junior de 1959, todas presenteadas por Ozzy Osbourne.

“Andrew possui também uma guitarra Fender Stratocaster ’59 que toquei enquanto estávamos gravando no estúdio dele”, revelou McCready. “Usamos todos os equipamentos dele, o que para nós também foi diferente. Matt levou a sua própria bateria, mas eu simplesmente falei na hora: ‘Quer saber? Esse cara tem um ótimo equipamento e vou tocar tudo o que ele disser para tocar’”.

Além disso, McCready tem mais um projeto musical em andamento: uma ópera rock inspirada em suas experiências como parte da cena musical de Seattle.

Em agosto de 2023, o guitarrista compartilhou a performance de uma composição acústica de sua autoria chamada "Crying Moon", escrita como uma homenagem ao seu falecido amigo e ex-colega de banda no TEMPLE OF THE DOG, o vocalista Chris Cornell.

Ele, que também era o vocalista do SOUNDGARDEN e AUDIOSLAVE, é parte da inspiração por trás desse novo projeto de McCready.

“Eu vejo ele como um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos, além de ter sido um amigo meu”, disse McCready sobre Cornell. “Eu amo Chris Cornell e estou trabalhando em um pequeno projeto sobre a cena de Seattle em um tipo de musical ópera rock. É apenas falando da minha experiência na cena musical de Seattle e ele fazendo parte disso”.

McCready falou que a canção "Crying Moon" aparecerá nessa ópera rock, mas quanto à forma que o musical assumirá, isso ainda está para ser montado. Ele admitiu que está atualmente avaliando se esse projeto pode virar: “Um álbum e talvez algum tipo de coisa de palco/peça de teatro”.

“Estou no meio disso tudo”, finalizou McCready. “Estou trabalhando em um roteiro, tenho cerca de 18 músicas e estou cantando em todas elas... Está sendo uma longa jornada”.








Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page