top of page
by Brunelson
Por 03 décadas, PEARL JAM rasgou o livro de regras do rock, fazendo as coisas inteiramente em seus próprios termos e inspirando uma vida de amor entre a sua legião global de fãs devotos.
* Inquietos em Seattle
* A Explosão Grunge
Embora as contribuições superlativas do SOUNDGARDEN e do ALICE IN CHAINS nunca pudessem ser menos que exageradas, no que diz respeito ao alcance mainstream inicial do grunge, a cena tinha 02 bandas principais: NIRVANA e PEARL JAM.
Com o enorme sucesso dos álbuns "Nevermind" (2º disco do NIRVANA) e "Ten" (1º disco do PEARL JAM, ambos lançados em 1991), os moradores de Seattle praticamente enterraram as memórias do hair/glam metal dos anos 80 nos cemitérios da história.
As vendas desses álbuns grunge afetaram não apenas a música, mas também a cultura. Afinal de contas, o vocalista Eddie Vedder tinha recebido uma oferta para um anúncio de roupas íntimas da marca Calvin Klein (que recusou), além das roupas de flanelas estarem nas vitrines das lojas, nas capas das revistas de moda e de artistas pop aderindo a vestimenta.
* Direto da Raiz
* Videoclipe da música "Jeremy"
Uma das primeiras grandes ocorrências foi quando o videoclipe da canção "Jeremy" foi lançado (do álbum "Ten"), o qual verdadeiramente deu vida à música baseado na história real de Jeremy Wade Delle, um estudante que morreu por suicídio no colégio na frente dos seus colegas de classe.
O diretor desse icônico videoclipe, Mark Pellington, havia dito em entrevista para a revista New Yorker: “Acho que o PEARL JAM ficou muito, mas muito chateado quando leram a notícia desse garoto se suicidando, onde a crítica na época entendeu errado que o ato final no clipe do PEARL JAM, não foi uma expressão glorificada do menino se suicidando na frente dos seus colegas de classe”.
* Escalando Pela Vida
* Mais Forte Ainda
* Chega de Holofotes
Em 2021, não é incomum que muitos dos maiores artistas do mundo se abstenham em conceder entrevistas - e o PEARL JAM ajudou a abrir esse caminho.
* Quando o "Não" se Cristalizou
Da mesma forma, embora a canção "Betterman" seja amplamente reconhecida como uma das melhores músicas em seu catálogo, ela foi cortada da lista das canções que foram lançadas em seu 2º álbum de estúdio, "Versus" - além de recusarem lançar a música "Daughter" como single principal.
* Gire o Círculo Preto
* Ticketmaster
Enquanto a banda experimentava várias maneiras de contornar a Ticketmaster, eles logo lutaram para localizar locais que não estivessem em dívida com contratos de exclusividade com a gigante da venda de ingressos. É frequentemente citado incorretamente que o PEARL JAM processou a Ticketmaster - eles não o fizeram - mas eles viajaram até o Congresso dos EUA para argumentar que a empresa era equivalente a um monopólio.
“Todos os membros do PEARL JAM se lembram de como é ser jovem e não ter muito dinheiro”, disse Stone Gossard na audiência. “Nós tomamos uma decisão consciente de que não queremos colocar o preço de nossos shows fora do alcance de nossos fãs”.
* Self-Pollution Radio
* Os Ídolos Fãs do Pearl Jam
Além de saírem juntos em turnê, PEARL JAM e Neil Young uniram forças para gravar o brilhante álbum de Young, "Mirror Ball".
* Prêmio Grammy
* A Arte do Pearl Jam
O encarte ainda traz polaroids em formato real que vem com algumas letras das músicas no verso, sendo que as mesmas eram aleatórias de encarte para outro encarte, onde o seu amigo poderia ter fotos e letras de músicas que você não tinha.
* Queremos Fazer Videoclipes?
* Tragédia no Roskilde Festival
* A Velha Questão Política
Tudo isso acontecendo num momento em que o patriotismo nacional estava em alta após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.
* O Baterista Matt Cameron
* Plano B
* Monkeywrench Records
* Trilhas Sonoras
* Fã-Clube
* Por Que Ir Embora?
“Fizemos tudo ao contrário”, brincou Jeff Ament para a revista Kerrang em 2018. “Quando tínhamos 25 anos de idade, teria sido ótimo ter 45 músicas para tocar, mas aqui estamos nós na casa dos 50 anos e tentar ficar de pé já faz parte de um processo”.
* Ativismo e Shows Beneficentes
As suas causas variam em toda parte, desde o movimento pela Liberdade Tibetana, preservação do meio-ambiente e oceanos, até os sem-teto, onde em 2018 eles arrecadaram incríveis U$ 10,8 milhões de dólares para as pessoas mais desfavorecidas em Seattle.
* É a Evolução, Baby
Na primeira audição, confesso que não me liguei que era Matt Cameron tocando a bateria, pois jurava que era somente uma bateria eletrônica tocando. Emular uma bateria eletrônica numa bateria de verdade, é para poucos.
* Bootlegs Oficiais
Porém, eles têm centenas de álbuns ao vivo e junto com os seus discos (físicos) ao vivo oficiais - "Live on Two Legs" (1998), "Live on Ten Legs" (2011), "Let’s Play Two" (2017), além do box set de 07 discos "Live at The Gorge" (2005/2006) - eles vêm lançando todos os seus shows como bootlegs oficiais desde a turnê do álbum "Binaural" em 2000.
* Influência
Como tal, a influência do PEARL JAM é sentida no trabalho de muitos artistas e bandas, de maneiras nem sempre detectadas...
* Longevidade e Perseverança
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments