Pearl Jam: o clássico álbum da banda que o guitarrista Stone Gossard disse que foi "disfuncional"
O pior crítico do trabalho de qualquer artista é geralmente o próprio artista.
Você pode colocar qualquer crítica ruim na frente de um músico e eles podem ficar chateados, mas quando eles estão trabalhando no estúdio tentando obter a gravação e sonoridade certa, é sempre muito mais difícil tentar encontrar algo com o qual todos os envolvidos estejam satisfeitos (banda e produtor).
E quando o guitarrista Stone Gossard do PEARL JAM estava gravando seu disco de estreia, "Ten" (1991), ele estava longe de ficar satisfeito com o andamento das sessões de estúdio.
Para o novato vocalista Eddie Vedder, Gossard parecia o profissional experiente que tocava em bandas há anos. O guitarrista já tinha estado em duas das maiores bandas de Seattle até aquele momento, GREEN RIVER e MOTHER LOVE BONE, e sua destreza na guitarra era muito mais voltada para o hard rock das antigas.
Na verdade, essa é a razão pela qual o GREEN RIVER se separou. É nobre para qualquer um tentar alcançar as estrelas sempre que estão em uma banda de rock, mas aqueles riffs enormes de Gossard não estavam combinando exatamente com o que o vocalista Mark Arm tinha em mente, mais tarde, decidindo formar o MUDHONEY para obter algo mais próximo do que ele queria em mente - uma coisa mais cru e punk rock.
Dado como o disco "Ten" começou a tomar forma, Gossard - que era o "boss" da banda no início - disse uma vez em entrevista para a revista Rolling Stone que começou a bater de frente com o produtor Rick Parasher, tanto nas performances das músicas quanto na hora da mixagem final, o que Gossard nunca se sentiu confortável.
Segundo o guitarrista do PEARL JAM, ele acreditava que as sessões estavam sendo exaustivas por todos os motivos errados: “Nós pensamos demais. Você pode ficar realmente atolado como uma banda jovem no processo de gravação. Parecia disfuncional, sabe? Não sabíamos para onde queríamos ir e foi aí que o relacionamento com o produtor quebrou, então, a comunicação ficou ruim e simplesmente ficou nas mãos dele”.
Gossard não foi o único infeliz com o resultado do disco. Eddie Vedder foi bastante crítico sobre como o álbum "Ten" foi mixado, dizendo que não consegue mais escutar esse disco. Foi o mesmo problema que Kurt Cobain teve com o disco "Nevermind", com tudo soando muito polido e liso para fácil digestão do público mainstream.
Porém, há de se questionar se o disco saísse do jeito que a banda queria mesmo, se as chances de seus hits seriam as mesmas com a explosão de sucesso que foi...
No relançamento do disco "Ten" para comemorar seus 20 anos de vida, PEARL JAM chamou seu produtor dos anos 90 e 2000, Brendan O’Brien, e remixou o álbum inteiro, para que soasse da forma que os membros da banda tinham em mente e como é realmente a banda ao vivo, sem truques e grandes efeitos.
Independente disso, o disco "Ten" do jeito que foi lançado originalmente se tornou histórico na linhagem do rock'n roll e se enquadra em um dos álbuns que mais venderam cópias na história.
Comentarios