top of page
by Brunelson
As sessões de gravação para o disco de estreia do PEARL JAM, "Ten" (1991), foram relativamente diretas e seco ao ponto - em contraste com o banho de produção que o álbum ganhou.
E embora a banda tenha sido forçada a mudar de nome para não ser processada pelo jogador da NBA, Mookie Blaylock, (esse era o nome do grupo) e depois ter sofrido com a saída do baterista original que gravou o álbum "Ten" logo após a conclusão do mesmo, Dave Krusen, o processo real de gravação do disco provou ser menos desafiador.
Aproveitando essa onda de impulso até o estúdio, PEARL JAM gravou o disco "Ten" em apenas 04 semanas.
Esta canção é sobre um conto angustiante de um mendigo analfabeto e talvez devido à natureza rápida de gravação, nenhum dos membros da banda acabou satisfeito com a tomada final que ficou gravada essa música e que iria ser um dos singles do disco "Ten".
“Eu sabia que era uma ótima canção o tempo todo e senti que, dentre todas que foram lançadas no disco, era a música que tivemos a pior tomada de gravação”, opinou o baixista da banda, Jeff Ament, ao jornalista Dave Marsh em 1998. "Essa música e nós, simplesmente nunca a acertamos”.
O ex-baterista, Dave Krusen, se culpava, numa entrevista concedida ao site Vater em 2009: "Eu ainda era muito verde naquela época e a canção 'Even Flow' sofria de muitas flutuações. Foi muito difícil pra mim, eu não sei por quê... Não sei por que não usamos a versão da gravação demo, que eu sei que ficou bem melhor”.
O guitarrista do PEARL JAM, Mike McCready, ecoou sentimentos semelhantes ao jornal The Daily Record em 2009: “Tocamos a música 'Even Flow' cerca de umas 50, 70 vezes no estúdio. Juro por Deus que foi um pesadelo... Tocamos aquela coisa repetidamente até nos odiarmos e acho que Stone Gossard (guitarrista) ainda não ficou satisfeito com o resultado final”.
Esta versão da canção acabou sendo usada para o videoclipe da mesma e mais tarde foi lançada como single no Reino Unido. Esta versão também seria lançada na coletânea do PEARL JAM de 2004, "Rearviewmirror", que pareceu ser mais agradável aos membros da banda e conforme entrevistas, eles queriam uma versão mais crua e sem efeitos de produção, em comparação à sua gravação original e que foi lançada no álbum "Ten".
Tanto é verdade, que quando o PEARL JAM relançou o disco "Ten" para comemorar o 20º aniversário, todo o álbum foi remixado pelo produtor Brendan O'Brien e foi solicitado que ele tirasse todo o "brilho" de produção que o disco havia sofrido no lançamento original, para que soasse o mais parecido possível de como a banda soa ao vivo nos shows.
Essa ideia foi implantada no PEARL JAM a partir das gravações do 2º álbum de estúdio até hoje.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments