top of page
by Brunelson
No início dos anos 90, o movimento grunge chegou na hora certa.
Toda a cena do rock tornou-se muito exagerada com bandas artificiais montadas por gravadoras, com o NIRVANA e cia derrubando a porta de entrada com canções que eram reverentes ao passado do rock ao mesmo tempo em que se expandiam.
Depois que os 02 primeiros discos do PEARL JAM dominaram as paradas de rock, o vocalista Eddie Vedder não estava tão feliz com a sua recém-descoberta celebridade. Junto com a enorme quantidade de atenção que eles estavam recebendo, a banda também estava em uma rivalidade judicial contra a empresa responsável pela venda de ingressos e promoções de shows, a Ticketmaster, pelo que eles alegaram serem preços de venda massivos para os seus ingressos.
E para neutralizar os problemas que a fama estava causando em suas vidas pessoais e lados emocionais, Vedder - que nessa época estava tomando as rédeas da banda - decidiu gravar um álbum que foi projetado para perder alguns dos fãs.
Esse álbum também apresenta outras canções estranhas como "Bugs", sendo o resultado de Vedder em ter encontrado um acordeão usado e escrever uma música sobre como há insetos em seu quarto e querer se tornar um com eles.
O relacionamento de Vedder com o baterista da época, Dave Abbruzzese, também não estava ajudando muito, com o baterista sendo dispensando da banda logo após a gravação desse disco, onde chamaram Jack Irons (1º baterista do RED HOT CHILI PEPPERS) para substituí-lo e permitindo que ele deixasse a sua marca no disco "Vitalogy" gravando a bateria na agonizante e esquizofrênica canção "Hey Foxymophandlemama, That's Me".
E embora o PEARL JAM tenha lançado um álbum degenerado como "Vitalogy", mesmo assim se tornou um grande sucesso à banda e se tornando no 2º disco que mais vendeu cópias em sua 1ª semana de lançamento em toda a história do rock, perdendo o 1º lugar para o seu próprio 2º álbum de estúdio, "Versus" (1993), além do disco "Vitalogy" ter sido lançado primeiro em vinil (onde na época os CD's reinavam e o vinil estava erroneamente designado a extinção) e mesmo assim ter ficado em 1º lugar no ranking de álbuns (de CD) da Billboard.
Entretanto, McCready admitiu não ser o maior fã da mixagem final do disco "Vitalogy", dizendo uma vez em entrevista para a revista Rolling Stone: “No começo, não achei que tivesse uma continuidade em nosso trabalho... Foi estranho e quando ouvi a gravação final do álbum 'Vitalogy', confesso que não gostei muito, o que pode ter sido porque eu estava muito fodido naquela época quando estávamos gravando”.
Mas ele não era o único a se sentir um pouco desconfortável com esse álbum, com o produtor da banda, Brendan O'Brien, dizendo: “Eu ficava estressado quase o tempo todo. Eu estava tentando o meu melhor para manter tudo aquilo positivo, mas foi um momento estressante... Eles estavam implodindo um pouco entre eles”.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments