Pearl Jam: quando escolheram suas músicas preferidas da infância e adolescência
PEARL JAM é inegavelmente uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, mas como a maioria dos artistas, há muito mais pessoas fora do seu gênero que também os inspiraram na carreira.
Enquanto cresciam, à medida que desenvolviam um amor pela música hard rock o suficiente para decidirem começar a fazê-la sozinhos, os membros da banda encontraram muitos gêneros diferentes no caminho que continuaram a aumentar a pilha de sons que poderiam extrair.
Quando você ouve um álbum como "Ten" (1º disco, 1991), percebemos como ele é cuidadosamente elaborado por pessoas com um amplo conhecimento musical e de produção, que desejam que sua contribuição seja tão comovente quanto as músicas que os motivaram na infância e adolescência.
Como tal, não é nenhuma surpresa que, quando solicitado a montar uma lista de algumas de suas músicas preferidas, os membros do PEARL JAM forneceram informações sobre vários gêneros provenientes de vários períodos de suas vidas.
Uma das primeiras canções citadas foi "Sound of Silence", de Simon & Garfunkel. O grupo afirmou que foi uma das primeiras músicas que eles ouviram fora da igreja quando crianças. Na mesma época, eles ouviram Gary Wright e sua canção, "My Love is Alive", representando a versatilidade da música à medida que seu belo lirismo é colocado em contraste com uma instrumentação dançante.
A única coisa que permanece consistente em toda a lista enquanto os membros do PEARL JAM percorriam diferentes tipos de músicas, foi a sua inconsistência de opiniões. SEX PISTOLS foi mencionado com a música "No Feelings" e como atuou como uma porta de entrada para o mundo que o punk rock estava agora assumindo o posto: o hard rock.
Isso levou à descoberta de músicas mais pesadas de bandas como MERCYFUL FATE e BLACK SABBATH, grupos que não poderiam estar mais distantes da música sacra que o PEARL JAM ouvia inicialmente em sua infância.
“Eu não tinha ideia do que tinha reservado pra mim quando minha prima, Tina, comprou aquele disco”, disse o vocalista Eddie Vedder ao falar sobre o disco de estreia do BLACK SABBATH. “Eu me lembro de ouvir aquela chuva caindo e então, na capa do álbum, tinha aquela bruxa e daí começou aquele acorde da guitarra e aquilo me assustou pra caralho… Diretamente oposto à minha educação católica”.
Uma vez os membros do PEARL JAM criaram uma playlist incrivelmente versátil onde se inspiraram na instrumentação, na estrutura das músicas e no seu lirismo. Confira:
Comentários