Pearl Jam: "é incrível que tenhamos conseguido montar o disco 'Dark Matter' da forma que foi e que ele tenha tido o impacto que teve"
by Brunelson
16 de fev.
Stone Gossard, guitarrista do PEARL JAM, foi entrevistado pela revista Spin, e dentre vários assuntos falando sobre seus projetos e trabalhos paralelos, ele fez uma breve menção sobre os planos futuros da banda grunge.
Como já é sabido, PEARL JAM vai dar início a 3ª perna da turnê americana do álbum "Dark Matter" em abril de 2025, este que é o 12º disco do grupo e que foi lançado em 2024. A turnê europeia e pela Oceania também já foram realizadas em 2024.
Gossard disse que o PEARL JAM está: "Ainda sentindo muita empolgação e energia de como criamos as músicas do álbum 'Dark Matter' com o novo produtor, Andrew Watt, e o que o futuro nos reserva em termos de sermos capazes de criar mais músicas. Acho que todos nós ainda estamos famintos para expressar e tentar coisas diferentes. Espero que nos desafiemos e que façamos algo que seja uma mudança".
Depois do PEARL JAM ter concorrido a 03 prêmios Grammy em 2025 pelo disco "Dark Matter", sendo que em dois deles foram derrotados pelos BEATLES e ROLLING STONES, Gossard admitiu que: "Não poderia haver 02 bandas melhores para perder, então, acho que estamos bem satisfeitos com essa experiência".
PEARL JAM possui 01 prêmio Grammy de 1996 pela música "Spin The Black Circle" (3º disco, "Vitalogy", 1994), e outro prêmio pela arte gráfica do álbum "Lightning Bolt" (10º disco, 2013), além de várias indicações ao longo da carreira.
Segundo Gossard, as músicas do álbum "Dark Matter" foram destaques dos shows da banda em 2024, um fato que não passou despercebido pelo grupo: “É uma vitória se você consegue uma música que se torna algo com que as pessoas se importam nesse momento, falando em termos do cânone ao vivo, sabe? Em geral, vai fazer parte da equação sempre misturar as canções no setlist dos shows. É incrível que tenhamos conseguido montar esse disco da forma que foi e que ele tenha tido o impacto que teve. Não poderíamos estar mais felizes com esse álbum”.
Essa forma como foram criadas as músicas do disco "Dark Matter" que Gossard se refere, é que pela 1ª vez em décadas, o grupo se reuniu no estúdio sem nenhuma ideia musical, riff pronto ou uma gravação demo caseira para mostrar uns aos outros. Eles simplesmente ficaram juntos em um círculo, criando ali, na hora, suas novas canções.
Gossard não quis revelar o que esperar dos próximos shows, mas disse: “Nós nos unimos quando começamos a ensaiar e é aí que as ideias são lançadas. Agora, todos estão realmente focados em tirar um momento para se recompor. Tenho certeza de que teremos 01 ou 02 surpresas quando sairmos na próxima turnê”.
Por fim, Gossard ficou emocionado ao saber que o SOUNDGARDEN é novamente um dos indicados para o Rock and Roll Hall of Fame, para o qual o PEARL JAM foi eleito logo em seu 1º ano de elegibilidade em 2017 (é necessário um intervalo de 25 anos do lançamento do seu 1º disco).
Gossard e o falecido vocalista do SOUNDGARDEN, Chris Cornell, eram amigos em Seattle desde seus dias pré-fama, chegando a dividir o mesmo apartamento enquanto subiam a escada da cena musical local: "Agora eu sou um eleitor do Hall of Fame, então, será um voto fácil pra mim", finalizou Gossard sobre o SOUNDGARDEN.
Comentários