Pete Townshend: "alguém precisa ocasionalmente dar um tapa no produtor Rick Rubin", disse o guitarrista do The Who
Pete Townshend, eterno guitarrista do THE WHO, recentemente criticou o renomado produtor Rick Rubin, pois ele acredita que houve declarações contraditórias dele sobre o processo criativo musical e observou que a criatividade não é reservada apenas para aqueles que ganham dinheiro com ela.
Durante uma entrevista para o podcast Rockonteurs com Gary Kemp e Guy Pratt, o guitarrista do THE WHO falou sobre Rick Rubin pelos pecados percebidos dele declarar mensagens confusas sobre criatividade musical: “Você vê muita coisa no YouTube e nas redes sociais, tipo, pessoas te importunando sobre a maneira como você tem que ser criativo. Alguém precisa ocasionalmente dar um tapa em Rick Rubin, sabe? Porque em 01 minuto ele está nos dizendo que precisamos fazer o que quisermos, e então, por outro lado, ele está nos dizendo que não devemos fazer isso e não devemos fazer aquilo”.
Townshend continuou: “O livro de regras pra mim é… Eu me envolvi com todos esses métodos criativos. Às vezes, carreguei grandes estúdios de gravação na estrada comigo, às vezes usei pequenos gravadores de fita cassete e gravei de todos os tipos de maneiras diferentes. E se eu gosto de entrar em um estúdio com uma orquestra enorme, eu também já fiz isso, onde uma das coisas mais importantes é o que você coloca no papel - sua parte escrita".
Townshend observou ainda como a criatividade é inerente a todos os humanos, não apenas àqueles que tiveram a sorte de ganhar a vida com ela: “Não se trata apenas de estrelas do rock, estrelas da pop music, cantores solos, músicos, artistas ou o que for. Trata-se de todos. É por isso que acho que tantas pessoas bem-sucedidas nas artes e na música dizem às outras que todo mundo é criativo. Acho que todo mundo pode muito bem ser criativo, cara. Só que algumas pessoas não necessariamente se sentem criativas e muitas delas, eu acho, se sentem sortudas por não passarem pelo tipo de provações e tribulações que veem grandes estrelas passarem na carreira”.
E sendo justo, Townshend sentiu que Rubin e outros “especialistas em criatividade” acertaram ao dizer que a criatividade precisa despertar alegria, concluindo: “Mas assim como Rick Rubin diz tão corretamente e muitos outros especialistas sobre criatividade, ela tem que ser divertida e tem que ser agradável. Tem que ser algo que você ama fazer e também tem que ser algo que você gosta do que faz, mas isso não significa necessariamente que qualquer outra pessoa vá gostar do que você fez”.
Comentários