top of page
by Brunelson

Pete Townshend: guitarrista do The Who escolhe as suas músicas preferidas dos Beatles


O guitarrista e compositor do THE WHO, Pete Townshend, é conhecido por sua natureza severa e intransigente. Infame, há muito poucos de seus contemporâneos que Townshend não desencadeou fúria com a sua língua afiada.

Os BEATLES não são exceção, com Townshend falando em várias ocasiões sobre o que ele não gosta na icônica banda de Liverpool. Apesar de todo o desdém que ele demonstrou aos BEATLES, há uma sugestão de que talvez ele tenha exagerado um pouco em sua negatividade.


E parecendo recuar nos últimos anos, o guitarrista se abriu sobre músicas específicas do extenso repertório dos BEATLES que ele considera como as suas favoritas.

A rivalidade unilateral entre as 02 bandas começou em 1966, uma época em que o THE WHO estava começando a sua ascensão meteórica ao topo da pilha do rock and roll. Apoiado por um single estrondoso que foi da música "My Generation", a banda construiu uma carreira baseada na energia fervorosa da juventude. Isso chamaria grande atenção ao THE WHO e com isso, uma série de entrevistas na TV começariam a ser solicitadas.

Ainda nessa época, durante uma entrevista quando estavam conversando sobre “qualidade musical”, o repórter sugeriu que os Beatles possuem “qualidade” para rejeitar as afirmações de Townshend.

“Opa, essa é uma pergunta difícil”, respondeu o guitarrista com um sorriso desdenhoso. “Na verdade, foi nessa tarde mesmo, John Entwistle (baixista do THE WHO) e eu estávamos ouvindo um disco dos BEATLES, no qual as vozes saem de um lado da caixa de som e a parte instrumental sai na outra caixa".

Sendo assim, Townshend ofereceu a sua fala mais reveladora sobre a produção dos BEATLES, afirmando: “Quando você realmente ouve a parte instrumental das músicas dos BEATLES sem os vocais, elas soam péssimas”. Se Townshend suavizou ou não a sua visão sobre os BEATLES, nunca saberemos, mas pelo menos nessa declaração, você pode dizer que Pete Townshend (na época) não tinha amor pela banda mais famosa do mundo e de todos os tempos.

Mais tarde, ao ser entrevistado pela revista Rolling Stone em 1982, Townshend foi questionado sobre o então recente disco solo de Paul McCartney que estava sendo lançado na época.


O jornalista sugeriu que "praticamente nada desse álbum solo tem a ver com rock and roll", ao que Townshend respondeu em forma de pergunta se McCartney "realmente teve algo a ver com o rock?"


Então, Townshend respondeu à sua própria pergunta: “Não, ele nunca teve algo a ver... Sabe, eu poderia sentar e conversar com Paul McCartney sobre rock and roll e estaríamos falando sobre 02 coisas diferentes”.

No entanto e com o passar do tempo, Townshend aparentemente parou de tentar ser controverso, mas ainda sim promovendo o constante cinturão de incêndios que ele sempre alimentou perante outros artistas: “Não fiquei muito impressionado com os BEATLES quando os ouvi pela 1ª vez, mas eu os amei mesmo assim”, disse Townshend em outra entrevista para a revista Rolling Stone em 2019.

Ele continuou: "Eu os amava e eles eram alegres e engraçados. Eles eram mais um grupo pop do que eu gostaria, mas eles tinham uma imagem incrível. Eles eram deliciosos e suponho que a 1ª música que eu ouvi deles foi 'Please Please Me', mas o que realmente me surpreendeu foram as canções 'Day Tripper' e o lado-b, 'Paperback Writer'”.


“Eu apenas pensei na hora: 'Nossa! Essas 02 músicas são realmente ótimas'. Estas canções não eram sobre se apaixonar e não eram sobre garotas, garotas e garotas. Falavam sobre empregos e ser criativo, se tornando em músicas interessantes essas duas... Foi quando percebi que eles fariam grandes coisas”.

Mesmo quando Townshend está elogiando os BEATLES, ele não consegue resistir em lançar uma mistura de elogios com indiretas, como sugerir que a maioria de suas canções carecia de sustentação sonora.

No entanto, o guitarrista do THE WHO claramente curte os BEATLES - pelo menos em declarações neste século - e mudou a sua opinião firmada lá em 1966.












"Please Please Me"


"Day Tripper"


"Paperback Writer"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page