top of page

Pete Townshend: o guitarrista que ele acha que é "muito subestimado"

by Brunelson

Em seu tempo, o guitarrista do THE WHO, Pete Townshend, conviveu com alguns dos músicos mais influentes que o mundo já conheceu.


Sejam seus companheiros de banda ou com os guitarristas Jimi Hendrix e Eric Clapton, o londrino esteve em contato direto com uma extensa lista de ícones inquestionáveis, o que significa que seus relatos em 1ª mão sobre eles sejam tão valiosos quanto parecem.


Embora Townshend tenha falado extensivamente sobre seus companheiros de banda e de tantos outros durante sua carreira, uma pessoa de quem ele também possui um excelente reconhecimento é do guitarrista do THE KINKS, Dave Davies. 


Davies é famoso por popularizar o efeito de distorção ao cortar o cone do alto-falante do seu amplificador com uma lâmina de barbear e usar esse som áspero no hit de 1964, a canção "You Really Got Me". Um ponto significativo na história do rock, com guitarristas como Townshend e Hendrix o citando como inspiração mais tarde.


Ao ser entrevistado pela revista Time em 1995, Townshend falou sobre o brilhantismo do THE KINKS, elogiando a escrita lírica do seu frontman e irmão de Davies, Ray Davies, e chamando o guitarrista Dave Davies de "muito subestimado".


O guitarrista do THE WHO começou falando: “THE KINKS era muito mais essencialmente ingleses do que todas as outras bandas da época. Eu sempre achei que Ray Davies deveria ser um dia nomeado a Poeta do Século. Você sabe, ele inventou um novo tipo de poesia. Um novo tipo de linguagem para a escrita popular que me influenciou desde o começo. Foi muito estranho que eu fosse tão diretamente influenciado por ele, porque estávamos lado a lado com as nossas bandas e estávamos avançando juntos, mas eu fui muito influenciado por ele”.


Townshend continuou: “E eu acho que o guitarrista Dave Davies também é muito subestimado. Quando começamos com as nossas bandas, eu costumava sentir isso em mim, sabe? Bem, é óbvio que Dave não poderia ter feito o tipo de inovação que eu fiz, porque eu estava com Jim Marshall construindo aqueles malditos amplificadores. De alguma forma, o THE KINKS adotou um pouco disso também, quero dizer, eles não usaram os amplificadores do tamanho Marshall que nós usamos, mas os deles eram altos e estridentes. O som da guitarra era semelhante ao nosso e havia feedback lá também”.


Sendo entrevistado em 1997 pela revista Guitar World, o guitarrista Dave Davies refletiu reciprocamente sobre o impacto que Townshend e o THE WHO tiveram em sua banda nos primeiros dias. Ele explicou que o THE WHO estava um nível acima e estava claro que eles estavam seguindo um propósito maior, "dispostos a reescrever as regras".


O guitarrista do THE KINKS falou: “Obviamente eu foquei na guitarra de Pete Townshend, porque quando escutamos o 1º single do THE WHO, a canção 'My Generation' (1965), tinha sido a 1ª vez que tínhamos conhecido o THE WHO e quando eles lançaram mais coisas depois disso, obviamente que ficamos interessados ​​no que eles estavam fazendo”.


Dave Davies finalizou: “Não me surpreendeu quando eles lançaram o álbum ópera rock 'Tommy' (4º disco, 1969), porque nessa época eu já os conheciam brevemente em alguns shows aqui e ali, e sabia que eles eram um pouco mais... Eu odeio dizer a palavra inteligente, mas mais focados do que muitas das outras bandas daquela época. A maioria dos grupos com os quais o THE KINKS fez turnês junto estavam lá apenas pela diversão, para ganhar dinheiro e comprar um carro legal, mas com o THE WHO você tinha a sensação de que eles estavam lá para reescrever as regras. O que me atraiu, porque eu estava tentando fazer a mesma coisa”.


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page