top of page
by Brunelson
Quando o PINK FLOYD se formou em 1964, eles começaram tocando covers de grupos de R&B entre poucas composições autorais, mas não demorou muito para que começassem a esculpir um novo som abstrato que distorceria as formalidades da música rock.
Sob a capitania de Syd Barrett (vocalista/guitarrista original), o grupo emergiu como uma das primeiras e mais proeminentes bandas de rock psicodélico de todos os tempos. Em 1966, eles abandonaram a palavra "sound" de seu nome original, que era "Pink Floyd Sound", e começaram a se destacar na cena musical underground de Londres.
Durante esse período inicial, um artigo do jornal Sunday Times declarou: “No show da noite passada, um grupo de rock chamado PINK FLOYD tocou uma música vibrante, enquanto uma série de formas coloridas e bizarras piscavam em uma enorme tela atrás deles… Aparentemente, algo muito psicodélico”.
Barrett foi dispensado da banda em abril de 1968, enquanto o grupo trabalhava em seu 2º álbum de estúdio, "A Saucerful of Secrets" (1968, foto). Após o seu lançamento em 29 de junho, o álbum continha apenas 01 composição original de Barrett, a canção "Jugband Blues", mas porque Gilmour aprendeu a emular o estilo de Barrett, o que manteve o álbum no mesmo DNA misterioso do rock espacial do PINK FLOYD.
"A Saucerful of Secrets" foi a 1ª capa de álbum do PINK FLOYD a ser desenhada por Hipgnosis. Embora certamente não esteja entre as capas mais icônicas da banda, é uma das representações visuais mais precisas do início do PINK FLOYD com o seu éter sombrio de misticismo sobrenatural.
Para criar a imagem psicodélica apropriada, Thorgerson colocou simbolismo em camadas dentro de uma colagem enevoada e sobreposta que tentou representar as visões oníricas e rodopiantes de 03 estados alterados de consciência: religião, drogas psicodélicas e a música do PINK FLOYD.
A capa inclui imagens mescladas, algumas foram desenhadas e outras foram retiradas de imagens pré-existentes. No pequeno círculo perto no centro da capa, os membros da banda podem ser vistos em silhueta numa fotografia. O diagrama envolvente que descreve as fases planetárias à esquerda foi misturado ao design a partir de uma imagem que apresenta o personagem da Marvel, o Doutor Estranho, tirada da edição nº 158 da revista em quadrinhos, Strange Tales. O corpo do Doutor Estranho pode ser visto à direita da capa.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments