Pink Floyd: um breve resumo sobre a origem da banda
Em 1967, PINK FLOYD já era um dos mais proeminentes produtos de exportação do rock psicodélico de Londres, ao lado do CREAM e do guitarrista americano Jimi Hendrix.
Esse período sustentou o mandato transitório do PINK FLOYD com Syd Barrett como líder da banda. No entanto, a história do grupo remonta ainda mais longe no passado, até 1963, quando o baixista Roger Waters conheceu o baterista Nick Mason, um colega estudante de arquitetura da Escola Politécnica de Londres.
Depois de descobrir uma paixão compartilhada pelo R&B, Waters e Mason formaram uma banda com os colegas Keith Noble e Clive Metcalfe e a irmã de Noble, Sheilagh. Richard Wright, outro colega estudante de arquitetura e um verdadeiro gênio dos teclados e piano, juntou-se mais tarde a eles ainda em 1963 para completar esse grupo com 06 integrantes e que seria conhecido como SIGMA 6.
Essa banda chegou a fazer vários pequenos shows em Londres, tocando covers e algumas canções autorais. Depois de se renomearem como TEA SET em meio a mudanças na formação, Waters daria as boas-vindas ao seu amigo de infância, um tal de Syd Barrett.
“Em um período em que todos nós éramos legais uns com os outros e de uma forma muito adolescente e autoconsciente, Syd Barrett era o cara fora da moda da turma e totalmente extrovertido”, lembrou Nick Mason no livro "Inside Out: A Personal History of Pink Floyd", de quando conheceu Barrett. Ele continuou: “A minha lembrança duradoura do nosso 1º encontro é o fato de que ele se preocupou em vir até mim para se apresentar”.
Crucialmente, Barrett tinha feito amizade com Waters e David Gilmour (futuro guitarrista do PINK FLOYD) enquanto frequentava a Perse School desde os 11 anos de idade. Waters, 03 anos mais velho que Barrett e Gilmour, foi primeiro para a faculdade, mas ainda mantinha contato com seus amigos.
Em uma entrevista de 2006 para a revista Mojo, Gilmour lembrou-se de ter conhecido Barrett pela 1ª vez em sua adolescência: “Ele era alguém que as pessoas apontavam para ele na rua, quero dizer, ele tinha aquele carisma e um magnetismo. Syd era engraçado, inteligente e nada lhe passava despercebido. Ele estava atualizado sobre tudo e sobre qualquer assunto, pois Syd era uma pessoa muito culta e esperta".
Gilmour e Barrett mudaram-se para Cambridgeshire College of Arts and Technology após terem se formado na escola: “Eu saía com ele, ia até a casa dele e quando nos mudamos para a Cambridge Technology, na hora do almoço costumávamos nos encontrar na sede da escola de artes para ficar tocando músicas de Bo Diddley e do ROLLING STONES”, Gilmour lembrou.
Mais para trás ainda, em 1962, Gilmour tinha se juntado à uma banda local de blues rock chamada JOKERS WILD.
Voltando à ordem cronológica, Barrett começou a se concentrar nas artes visuais, eventualmente matriculando-se no Camberwell College of Arts para estudar pintura em 1964. Em 1965, ano em que Barrett e seus amigos formaram o PINK FLOYD, ele e Gilmour (que ainda não fazia parte do PINK FLOYD) fizeram uma curta viagem à França, onde suas paixões musicais os levaram a um período de aventuras.
“Acho que no verão de 1965, enquanto meus pais estavam novamente nos EUA, peguei carona até o sul da França no carro de Syd Barrett junto com um amigo e me juntei a eles em um acampamento perto de Saint-Tropez. Todo dia de manhã comíamos bacon e ovos no café da manhã e era fantástico”, lembrou Gilmour nessa mesma entrevista para a revista Mojo. “Foi quando nós 03 fomos fazer uma apresentação nas ruas de Saint-Tropez e acabamos sendo presos”.
Embora os jovens britânicos tenham tocado seus covers dos BEATLES com as melhores das intenções, a França possui leis de rua um pouco mais rígidas do que na Inglaterra. Depois de acertar as contas com as autoridades de Saint-Tropez, o trio partiu para Paris, onde apreciaram a paisagem durante a viagem e compraram alguns livros polêmicos de literatura.
“Compramos todos aqueles livros perversos que costumavam ser proibidos na Inglaterra”, continuou Gilmour. “Eu me lembro de estar sentado no acampamento lendo essas coisas à luz de tochas... Foi um grande momento pra mim".
Em 1967, Syd Barrett se tornaria conhecido na cena do rock psicodélico em Londres, especialmente com o lançamento do álbum de estreia do PINK FLOYD, "The Piper at The Gates of Dawn". Mais tarde naquele mesmo ano, Waters convidaria Gilmour para se juntar à banda e por um breve momento eles eram um quinteto, mas com o declínio da saúde mental de Barrett e seus problemas com as drogas, esse reencontro não terminaria com final feliz.
Em 1968, Barrett seria dispensado pelos seus companheiros de banda, com Gilmour assumindo como guitarrista principal e posteriormente como um dos vocalistas e compositores do PINK FLOYD.
Comments