top of page
by Brunelson
O vocalista/guitarrista do PIXIES, Frank Black, é um dos poucos artistas que possui o domínio da arte da experimentação sonora.
Thompson mais tarde falou sobre a sua educação musical eclética, dizendo: “Eu costumava sair com alguns desajustados... Éramos as crianças que escutavam músicas estranhas. Eu não estava indo a shows para todas as idades ou tentando entrar escondido em clubes noturnos para ver shows de bandas, mas estava comprando álbuns usados em lojas de discos e os pegando emprestados da biblioteca. Eu tinha acabado de ouvir os discos de Emerson, Lake & Palmer e não conhecia música punk rock, mas comecei a ouvir falar dela no colégio. Provavelmente foi uma coisa boa que eu não sabia, que em vez disso ouvia muitos discos dos anos 60 e música gospel”.
Estas influências se espalharam ao longo de sua carreira consumada com o PIXIES e como artista solo, especialmente em suas performances vocais.
O seu vocal varia de gritos teatrais a um tom mais temperado e melódico. Depois de alcançar um imenso sucesso com o PIXIES e lançar uma carreira solo igualmente bem-sucedida, Black mostrou a sua habilidade de se adaptar ao mundo em mudança e ainda ter uma nova perspectiva para agregar.
Em um retorno surpresa em 2004, Black colocou a sua carreira solo em "banho-maria" e decidiu reviver o PIXIES após 12 anos sem tocarem ao vivo juntos. Ainda em 2019, Black lançou um novo álbum com o PIXIES, "Beneath The Eyrie" (7º disco), e ainda empresta o seu toque mágico às obras de outros artistas, provando que a lenda veio para ficar.
Embora Black apresente uma discografia brilhante, resolvemos separar apenas 05 músicas de autoria de Frank Black e somente na banda PIXIES, para homenagear este grande artista.
Confira sem nenhuma ordem qualitativa:
Álbum: "Bossanova" (3º disco, 1990)
Black era conhecido por explorar temas de ficção científica em seu trabalho e o hit "Velouria" é uma representação perfeita deste fascínio. Essa música apresenta um theremin, que foi usado em vários filmes de ficção científica nos anos 50 e 60 para criar um som estranho.
Álbum: "Come on Pilgrim" (1º EP, 1987)
Após serem descobertos em um show pelo empresário do Fort Apache Studios, Gary Smith, PIXIES gravou 01 fita demo com 17 canções chamada "Purple Tape". A banda escolheu oito dessas músicas para lançarem em seu EP de estreia, "Come on Pilgrim".
Embora não tenha sido lançada como single do álbum "Dolittle", a canção "Hey" continua a ser lembrada como uma das músicas mais aclamadas da banda.
Álbum: "Doolittle" (2º disco, 1989)
Álbum: "Surfer Rosa" (1º disco, 1988)
A canção "Where is My Mind" foi inspirada por Black numa aventura de mergulho com snorkel. Numa entrevista em 1997, Black disse: “A música 'Where is My Mind' veio do fato de eu mergulhar no Caribe e ter um peixe muito pequeno me perseguindo... Eu não sei por que, pois não sei muito sobre o comportamento dos peixes”.
Desse encontro aparentemente inocente veio um hino de desorientação, um tema que ele continuaria a usar ao longo de sua carreira de compositor.
Em outra entrevista, Black disse sobre esta canção: “Em termos de conteúdo, você não sabe onde isso vai chegar... É um ricochete, tipo, bolinha de pinball, com essas coisas batendo umas nas outras: palavras, conceitos e pensamento maníaco".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page