Probot: os artistas com quem Dave Grohl estava intimidado demais para convidar a participarem do projeto
Dave Grohl construiu o tipo de currículo musical que realmente chega a ser impactante.
Ao analisarmos tal documento, as aparições de Grohl nos palcos e estúdios é notável, desde se apresentar junto com Prince até gravar uma música com Paul McCartney. Tudo isso enquanto conduz o navio adiante com o FOO FIGHTERS e com o selo de baterista da formação clássica do NIRVANA.
E mesmo que Grohl possa tocar o que quiser e com quem quiser com esses elogios que foram apenas a ponta do iceberg de suas parcerias, ele admitiu uma vez se sentir intimidado ao trabalhar com algumas lendas do rock.
Mesmo trabalhando ao lado de ícones como McCartney, Grohl já falou sobre sentir nervosismo ao trabalhar ao lado de um de seus ídolos, sem saber o que poderia acrescentar à música de um beatle, mas ao longo de sua carreira, os pontos fortes de Grohl sempre foram sua forma de se adaptar ao ambiente.
Tendo um respeito saudável pelas bandas de heavy metal, Grohl decidiu mudar de cenário na virada do século e montou o projeto chamado PROBOT, que seria uma curva acentuada à esquerda para a música heavy metal com ele trabalhando com vocalistas e artistas de bandas como do MOTORHEAD, SEPULTURA, SOUNDGARDEN (guitarrista Kim Thayil), CORROSION OF CONFORMITY, NAPALM DEATH, KING DIAMOND, MERCYFUL FATE, CRONOS, VENOM e muito mais.
Embora Grohl estivesse naquela época lentamente se tornando em um dos maiores personagens do rock and roll de toda a história, ele ainda não estava totalmente confiante em chamar esses artistas para colaborar. De acordo com o produtor Matt Sweeney, Grohl ficou apavorado com a perspectiva de falar com algum deles sobre esse projeto, o que levou o produtor a telefonar para a maioria dos artistas que Grohl queria convidar.
Mas é claro, a maioria desses artistas já estava familiarizada com a identidade de Grohl, assim como Sweeney disse em entrevista para o site Louder: “Alguns deles já conheciam Dave Grohl e, se não, já tinham ouvido falar dele, pelo menos no NIRVANA ou FOO FIGHTERS. Mesmo assim, Dave estava nervoso e meio tímido em falar com esses caras para convida-los, então, fui eu quem fiz as ligações para eles”.
Apesar de sentirmos o gostinho do lado pesado do FOO FIGHTERS em músicas como "Weenie Beenie", "Stacked Actors", "White Limo" e algumas outras, PROBOT apresentou Dave Grohl no seu estado mais metal, tirando vida de sua bateria enquanto criava os riffs mais delirantes que conseguiu reunir.
Considerando que o projeto PROBOT foi gravado entre 2000 à 2003 e lançado em 2004, quando o FOO FIGHTERS estava colecionando hits e fazendo história com músicas mais recentes como "Learn to Fly", "Breakout", "All My Life" e "Times Like These", ver Grohl puxar essa isca provou porque ele é um dos músicos mais versáteis da atualidade.
"Shake Your Blood" (com Lemmy Kilmister, vocalista/baixista do MOTORHEAD)
Comentarios