Queens of The Stone Age: a história por trás da música "Fairweather Friends"
by Brunelson
3 de mai. de 2023
De vez em quando, a música nos presenteia com duplas das mais improváveis, como Nick Cave colaborando com ícone pop ou Lou Reed trabalhando com o METALLICA. Essas alianças inesperadas às vezes compensam e outras polarizam completamente o público.
Quando o QUEENS OF THE STONE AGE lançou o seu 6º álbum de estúdio, "Like Clockwork" (2013), os fãs não esperavam encontrar Elton John listado no encarte do disco.
"Like Clockwork" se tornou simplesmente num dos melhores álbuns do QUEENS OF THE STONE AGE. Estreou em 1º lugar no ranking da Billboard e também foi 1º lugar em mais 05 classificações diferentes da Billboard. Foi 2º lugar no Reino Unido e Top 05 em quase todos os países europeus, além de ficar em 1º lugar na Austrália.
Depois de lançarem o seu disco homônimo de estreia em 1998, o QUEENS OF THE STONE AGE encontrou apelo comercial com o seu 2º álbum de estúdio, "Rated R" (2000). No entanto, depois que Dave Grohl se juntou à banda em 2002 para gravar a bateria e sair em turnê ao 3º álbum de estúdio, "Songs For The Deaf", isto o lançou-os ainda mais para o sucesso e sendo conhecidos no mainstream.
Através de várias ótimas músicas como "No One Knows" e "Go With The Flow", esse último álbum foi certificado Disco de Ouro após 02 anos do seu lançamento.
Ao longo dos anos 2000, o QUEENS OF THE STONE AGE continuou a lançar discos aclamados, consolidando-se como um dos grupos de rock alternativo mais populares do planeta.
Após o lançamento do álbum "Era Vulgaris" (5º disco, 2007), a banda resolveu descansar um pouco e o seu frontman, Josh Homme, partiu para aventuras lendárias ao formar o THEM CROOKED VULTURES junto com Dave Grohl, John Paul Jones (baixista do LED ZEPPELIN) e Alain Johannes (ELEVEN e ex-QUEENS OF THE STONE AGE).
Depois que o THEM CROOKED VULTURES lançou o seu disco homônimo de estreia em 2009 e completou a turnê mundial em 2010, era hora do QUEENS OF THE STONE AGE retornar às atividades, mas em 2011, Homme passou por uma cirurgia mal sucedida no joelho e segundo relato, devido ao efeito da anestesia, ele chegou a morrer e foi ressuscitado na mesa de cirurgia, lhe deixando acamado por meses desde o hospital até a ida para a sua recuperação em casa, o que lhe gerou um surto de depressão.
Sabemos que o disco "Like Clockwork" reflete o estado emocional e psicológico do seu frontman. Depois de todo o seu longo período de recuperação, mais tarde Homme chegou a dizer em entrevistas que estava sem motivação nenhuma e não estava compondo novas músicas naquela época, quando ele finalmente deu o start para compor as canções mais estranhas e sombrias de toda a discografia do QUEENS OF THE STONE AGE.
Foi aqui no álbum "Like Clockwork" que a banda iniciou um novo marco zero na carreira, deixando de lado a sua sonoridade tradicional e abrindo novos horizontes desde então.
Porém, depois de um tempo, o próprio Homme disse que nunca havia dito que tinha morrido na mesa de cirurgia, que na verdade o que ele teve foi uma doença contagiosa, onde ele ficou 03 meses na cama sem poder abraçar os filhos e ter um relacionamento social - vai saber agora...
No entanto, esses eventos inspiraram a criação do álbum "Like Clockwork", que é uma espécie totalmente diferente do que o grupo vinha lançando e apresenta muitas colaborações com outros músicos, como Alex Turner do ARCTIC MONKEYS, Trent Reznor do NINE INCH NAILS, Mark Lanegan do SCREAMING TREES, Nick Oliveri (ex-baixista do QUEENS OF THE STONE AGE) e o próprio Dave Grohl.
E a aquisição do lendário músico Elton John para participar da canção "Fairweather Friends" foi a adição mais surpreendente ao álbum, que viria a fornecer o piano e vocais adicionais à música.
Sendo entrevistado uma vez pelo site The Pulse of Radio, Homme explicou como surgiu essa colaboração: “Na verdade, surgiu de um antigo colega de quarto meu que agora é relação-públicas de pessoas realmente famosas. Elton John estava no carro ouvindo e gostando do THEM CROOKED VULTURES e esse meu amigo, que é assistente dele, disse a Elton John: 'Ah, você tem que ouvir o QUEENS OF THE STONE AGE, que é a outra banda desse cara que está cantando aí'. E como era o meu antigo colega de quarto que estava dirigindo o carro, ele perguntou a Elton John: 'Você quer conhecer ele?' Foi quando eu tinha acabado de receber um telefonema de Elton John em minha casa num domingo. Ele havia me dito: 'A única coisa que falta na sua banda é uma 'rainha' de verdade', e eu lhe disse: 'Querida, é sim, você não tem ideia'".
Com isso, Homme também concedeu mais detalhes sobre esta experiência enquanto conversava com a revista britânica New Music Express, concluindo: “Nós demos a Elton John a música ‘Fairweather Friends’, que não é uma canção fácil de aprender. Todo o piano na gravação é ele tocando. Elton John começou tocando nada além da raiz da música ao piano, o que já era incrível, respeitoso e de uma forma experiente. Então, depois de cerca de 20 minutos, ele nos disse: 'Agora, vou começar a florescer isso daqui um pouco mais'. Vê-lo criando tudo aquilo foi foda pra caralho, sabe? Tocamos por 03 horas e meia e foi o tempo que levou para obter esta canção por completa".
Somente como nota, Elton John pelo jeito curte mesmo bandas do rock alternativo e grunge, porque ele já havia feito uma parceria antes com o ALICE IN CHAINS em 2009, na música "Black Gives Way to Blue" (6º trabalho de estúdio, "Black Gives Way to Blue").