R.E.M: a música que eles chamaram de “um tributo ao Beach Boys”
by Brunelson
5 de abr. de 2024
A influência do BEACH BOYS no cenário musical não tem limites.
Embora tenham tido um pico relativamente curto, a arte criada durante seus anos levou artistas como os BEATLES e ROLLING STONES a irem mais longe, encorajando os seus contemporâneos a ultrapassar os limites musicais no estúdio.
A influência do BEACH BOYS pode ser rastreada em artistas da década de 60, assim como em inúmeros grupos mais recentes e atuais que também tomaram nota. No caso do R.E.M, embora eles não tenham se esforçado conscientemente para emular seus heróis, foi só quando terminaram a gravação final da música “At My Most Beautiful” (11º disco, "Up", 1998), que os membros perceberam que seu desenvolvimento havia nascido de seu amor pelo BEACH BOYS.
A criação desta canção começou com o vocalista Michael Stipe, que certa vez revelou que a parte da letra onde ele canta “encontrei uma maneira de fazer você sorrir”, chegou inesperadamente a ele enquanto estava parado no trânsito. Sendo entrevistado uma vez pelo site Jam, o cantor revelou que a majestade dessa linha o surpreendeu instantaneamente e ele sabia que havia potencial para um clássico, dizendo: “Eu simplesmente pensei que essa frase era a coisa mais linda do mundo”.
Nesse ponto, a influência do BEACH BOYS ainda não havia se infiltrado na música, mas tudo mudou quando Stipe a trouxe para o resto da banda. O baixista Mike Mills foi encarregado de lidar com o arranjo dela e não resistiu instintivamente a permitir que seu lado interior do BEACH BOYS respirasse.
Mills confessou conforme deixou escrito no encarte da coletânea do R.E.M, "Part Lies, Part Heart, Part Truth, Part Garbage" (2011): “Depois de escrever a parte do piano, percebi que de alguma forma eu poderia estar canalizando Brian Wilson (vocalista/baixista do BEACH BOYS), então, usei isso tanto na minha linha de baixo quanto nas harmonias. É a nossa homenagem respeitosa a um dos melhores músicos de todos os tempos”.
Enquanto isso, o guitarrista Peter Buck deixou escrito no encarte de outra coletânea do R.E.M, "In Time" (2003): “Obviamente esta é a nossa homenagem ao BEACH BOYS. Mike me contou que quando ele e Bill Berry (baterista) moravam em Macon no Estado da Georgia, eles passeavam pela cidade andando de carro e escutando BEACH BOYS e que isso realmente ampliou as suas ideias para criação de músicas".
Buck também afirmou que Stipe nem é um grande fã do BEACH BOYS e que ele e Mills conseguiram "puxa-lo" para começar a apreciar as canções do BEACH BOYS, concluindo: “Não tenho certeza se Michael sabe que o BEACH BOYS possui um álbum inédito chamado 'Smile', mas ele concordou com a sensação da nossa música 'At My Most Beautiful', sabendo que Mike e eu éramos grandes fãs do BEACH BOYS. A parte do baixo é provavelmente a minha linha preferida que Mike já criou para as nossas músicas e quando tocamos esta canção nos shows, sou eu quem toca o baixo e me sinto um profissional, sabe? Interpretando esse papel super legal nos palcos e que foi criado por Mike”.
E é fato que a musicalidade desta canção do R.E.M. e seus lindos backing vocals harmoniosos, soam como se tivessem sido retirados diretamente de um álbum do BEACH BOYS.
Assim como cada ato do R.E.M. presta homenagem aos seus heróis em sua própria maneira, a forma como eles fizeram para a música "At My Most Beautiful" também se tornou magnífica.
Comments