R.E.M: a música que Michael Stipe admitiu ter roubado do Radiohead
Não há uma data definida sobre quando o rock alternativo começou.
Alguns podem apontar para o momento em que o NIRVANA assumiu o controle do mainstream, e alguns podem remontar ao THE VELVET UNDERGROUND pela primeira vez em que a música alternativa começou a ter exposição nos mesmos círculos de grandes nomes como o ROLLING STONES.
Entre os dois extremos originais da história do rock estava o R.E.M, mas o vocalista Michael Stipe não teve vergonha de usar suas influências na manga quando "roubou" abertamente do RADIOHEAD.
Embora Stipe sempre tenha limitado a quantidade de tempo que passou sob os holofotes, o mainstream acabou chegando até eles sem pestanejar. De repente, os garotos alternativos da década de 80 se transformaram em rockstars quando o grunge assumiu o controle das coisas no começo dos anos 90, tornando Stipe um dos reis mais relutantes do rock alternativo quando começou a liderar a próxima geração.
Stipe não estava preocupado em lidar com o sucesso, mas se pudesse ajudar os outros a lidar com suas próprias lutas, esta seria sua segunda melhor opção. Embora o vocalista tenha se arrependido de não ter entrado em contato com Kurt Cobain a tempo antes de sua morte, ele finalmente usou sua maturidade em Thom Yorke, vocalista do RADIOHEAD.
Quando Yorke e sua banda ficaram famosos no cenário pós-grunge, Stipe lhe disse para se distanciar de sua própria celebridade repetindo as palavras: “Eu não estou aqui. Isso não está acontecendo”.
Yorke acabaria levando esse conselho a sério, incorporando-o na música do RADIOHEAD, "How to Disappear Completely" (4º disco, "Kid A", 2000), que soa como toda a tensão de ser uma estrela do rock finalmente sendo lançada na indústria da música mainstream.
Sendo assim, Stipe foi um dos que se admiraram com o RADIOHEAD e também admitiu ter chegado perigosamente perto de "roubá-los" com uma música do R.E.M.
Foi com a canção "Disappear", lançada no álbum "Reveal" (12º disco, 2001), que Stipe achou que ela estava liricamente um pouco próxima do que Thom Yorke já havia feito, conforme entrevista para a revista britânica New Music Express: “Nós a gravamos, mixamos e então ouvi de volta e pensei: 'Puta merda! Eu roubei isso do RADIOHEAD. O que eu faço agora?’ A música deles que me refiro é ‘How to Disappear Completely’, foi quando telefonei com muito medo para Yorke e lhe disse: ‘Não sei o que fazer, mas eu acho que roubei uma música sua’”.
Depois de ouvi-la, Yorke finalmente deu sua bênção, pensando que a canção "Disappear" do R.E.M. estava longe o suficiente do que o RADIOHEAD havia feito.
Mas por outro lado, Stipe estaria realmente errado se tentasse rapidamente copiar o RADIOHEAD? Ele já havia criado a frase que deu origem à música do RADIOHEAD, então, é realmente possível alguém plagiar a si mesmo?
Comments