R.E.M: grupo se apresenta pela 1ª vez ao vivo desde que encerrou as atividades em 2011
Michael Stipe (vocalista), Peter Buck (guitarrista), Mike Mills (baixista) e Bill Berry (baterista) - todos membros originais do R.E.M. - se reuniram nessa quinta-feira passada (13/06/2024, foto) para sua introdução no Songwriters Hall of Fame em New York.
O grupo tocou seu clássico do início dos anos 90, a música “Losing My Religion” (7º disco, "Out of Time", 1991), como parte da cerimônia realizada no Hotel Marriott Marquis. A banda encerrou sua curta apresentação com a canção "It's The End of The World as We Know It" (5º disco, "Document", 1987).
O baterista Bill Berry deixou a banda em 1997 após sofrer um aneurisma cerebral e o R.E.M. continuou antes de se separar definitivamente e amigavelmente em 2011. No entanto, Berry se juntou aos seus companheiros de banda no palco em alguns shows do R.E.M. nos anos anteriores, incluindo no casamento de um roadie de longa data do grupo em 2005, e depois, na introdução da banda no Rock and Roll Hall of Fame em 2007.
Durante seu discurso, o vocalista Michael Stipe agradeceu especialmente ao antigo empresário do R.E.M, Bertis Downs, por ajuda-los a encontrar “espaço para ser capaz de criar, seguir nossos instintos, desaparecer na música, não ter que se preocupar com aspectos da indústria que teriam ou poderiam ter impedido que nos concentrássemos na parte mais importante: a composição e as músicas”.
R.E.M. recusou repetidamente ofertas cada vez mais lucrativas para uma reunião, mas foram participantes ativos na promoção de uma série de relançamentos dos seus álbuns de estúdio.
Para finalizar, no início desta semana toda a banda foi entrevistada pelo canal americano da CBS para falarem sobre a honra de serem eleitos no Songwriters Hall of Fame, e dentre outros assuntos, eles também insistiram que não irão se reunir como banda ativa: “Nunca seria tão bom”, disse o guitarrista Peter Buck.
Commentaires