R.E.M: "não é realmente audível e é entediante", sobre o disco "Around The Sun"
by Brunelson
9 de fev. de 2023
Ao longo de sua brilhante carreira de 1980 à 2011, R.E.M. lançou 15 álbuns de estúdio e naturalmente eles apontaram 01 disco do seu cânone em que alegam não terem alcançado a devida perfeição.
Quase toda banda possui pelo menos 01 trabalho de estúdio em sua discografia em que os seus membros se abrem e relatam que não foi tanto assim um bom registro, e no caso do R.E.M, eles acreditam que o seu ponto mais baixo na carreira foi o lançamento do álbum "Around The Sun" (13º disco, 2004).
As circunstâncias envolvendo a produção desse álbum foram difíceis para o grupo. Durante o processo de gravação, R.E.M. decidiu interromper os seus compromissos no estúdio e desviaram a atenção em divulgar o seu álbum de coletâneas dos seus maiores sucessos, o qual também fizeram uma turnê para promovê-lo.
Mas quando o grupo voltou ao estúdio, a centelha inicial do disco "Around The Sun" havia se dissipado e eles não conseguiram colocá-la de volta aos trilhos.
Devido ao desvio em atrasar os seus planos, R.E.M. levou mais de 01 ano para concluir o álbum "Around The Sun", antes de finalmente ser lançado ao público em outubro de 2004. Embora mais tarde eles tenham denigrido esse disco, o mesmo ainda venderia mais de 02 milhões de cópias em todo o mundo até o ano de 2007.
Para a gravação desse álbum, a banda se reuniu novamente com o produtor Pat McCarthy, anteriormente no comando nas gravações dos álbuns "Up" (11º disco, 1998) e "Reveal" (12º disco, 2001).
E com o benefício do retrospecto, o vocalista Michael Stipe havia dito numa entrevista para o site Pitchfork, como McCarthy estava em uma posição delicada quando o grupo resolveu retornar ao estúdio para terminar as gravações do álbum "Around The Sun".
Stipe explicou: “Estávamos trabalhando com um excelente produtor chamado Pat McCarthy, alguém que não tinha o trabalho de tentar fazer com que nós da banda concordássemos sobre qualquer coisa que ele dissesse. McCarthy teve um trabalho muito difícil com o nosso disco, 'Around The Sun', porque lançamos uma coletânea bem no meio do processo de gravação e saímos em turnê. Quando voltamos, tentamos retomar de onde havíamos parado, mas tínhamos perdido completamente o foco naquilo”.
A confissão de Stipe veio em 2008, quando eles estavam promovendo o seu álbum seguinte, "Accelerate" (14º disco). Quando perguntado se o título desse álbum foi uma reação ao processo de gravação do álbum "Around The Sun", Stipe respondeu: “Você vai ler isso várias vezes e admitimos abertamente que perdemos o foco em nosso último disco, mas também já dissemos em entrevistas, por mais que as pessoas tendem a minimizar essa parte, que eu realmente gostei do material lançado no álbum 'Around The Sun'".
Curiosamente, Stipe não quer dizer que não gosta das canções desse disco, mas apenas da execução que foi tomada.
Ele acrescentou: “Eu acho que as músicas são ótimas, sabe? É apenas a maneira como as abordamos no estúdio que realmente não acho que as fizeram brilhar tanto quanto poderiam e quaisquer que sejam as medidas que demos, não vou falar mal de nenhum trabalho que fizemos, mas também não estou iludido sobre isso".
Stipe não está sozinho em sua análise condenatória sobre o álbum "Around The Sun", com o guitarrista Peter Buck expressando sentimentos semelhantes de descontentamento.
De acordo com a revista britânica New Music Express, Buck admitiu que esse disco: "Não é realmente audível... Parece o que é, um bando de pessoas que estão tão entediadas com o material que não aguentavam mais".
É natural que em qualquer período de vida de uma banda trabalhando junta por tanto tempo, ocorra momentos de estagnação e reflexão, que foi o que aconteceu com o R.E.M. no álbum "Around The Sun".
Felizmente, eles conseguiram ressuscitar através do seu erro e resolveram se separar em uma nota alta, antes que um erro semelhante de manchar o seu legado fosse cometido no fim da carreira.
Comments