R.E.M: "no começo éramos uma mistura de rockabilly com Ramones"
by Brunelson
23 de mai. de 2022
O vocalista do R.E.M, Michael Stipe, foi entrevistado recentemente pelo renomado produtor Rick Rubin - em seu podcast Broken Record - e lembrou de quando a sua banda se apresentava para um público de poucas pessoas. Ele também falou sobre a experiência de abrir o show do THE POLICE no Shea Stadium em 1983, após 03 anos tocando em locais pequenos.
R.E.M. é considerado um dos primeiros grupos do rock alternativo, mas já havia passado 07 anos trabalhando incessantemente no circuito de clubes underground, antes de agarrar a sua grande oportunidade. Como resultado, R.E.M. já era uma banda bem experiente e profissional quando eles começaram a deixar os clubes locais para lotar grandes picos.
Durante a entrevista, Stipe explicou que o seu estilo vocal distinto foi desenvolvido ao longo da carreira, também sobre os primeiros shows da banda e como eles foram desrespeitados pelo público em algumas apresentações.Seguem somente alguns trechos dessa entrevista:“Estávamos tocando em clubes para 07 pessoas… Ninguém sabia quem era o R.E.M. Ninguém se importava e isso era bom, porque depois, era como jogar carne crua para cachorros".
"O público não tinha ideia de quem éramos e já estávamos dentro e fora do circuito antes que eles pudessem ficar com raiva e jogar garrafas em nós”.Stipe também refletiu sobre como ajustar o seu estilo de canto de acordo com os membros da banda. Ele disse que começou a cantar devagar e isso se tornou o seu estilo.“E você sabe, sonoramente naquela época tudo estava muito apertado, muito parecido com a velocidade dos RAMONES naquele ponto inicial do R.E.M. Na verdade, eu meio que desenvolvi um estilo de cantar porque a banda se recusou a tocar mais devagar do que os RAMONES. Mike Mills (baixista) realmente amava os RAMONES e amava tocar partes de baixo muito rápidas, então, tudo era realmente como uma mistura de rockabilly com RAMONES meio rápido... E cansei de cantar tão rápido e comecei a achar chato".Stipe finalizou: "Então, comecei a desacelerar as minhas partes vocais. Era uma coisa que eu poderia fazer, mas o pessoal da banda não iria desacelerar. Eu desacelerei a minha parte e isso realmente se tornou um estilo de canto para mim. No momento em que gravamos o nosso 1º álbum com a música 'Talk About The Passion', todos estavam tocando tudo muito rápido e desengonçado, e eu estava apenas cantando muito, mas muito devagar e segurando as minhas vogais e eu acho que isso se tornou algo como um estilo de canto”.
"Talk About The Passion" (1º disco, "Murmur", 1983)
Comments