top of page
by Brunelson
Para Cobain, Stipe era um mentor, um irmão mais velho e um colega do rock alternativo tudo em uma pessoa. Um exemplo com o qual ele poderia ter aulas sobre como lidar com a fama, expectativas e direção artística.
“Eu não sei como aquela banda faz o que faz”, disse Kurt Cobain sobre o R.E.M. quando tinha sido entrevistado pelo editor sênior da revista Rolling Stone, David Fricke, em 1994. “Deus, eles são os melhores. Eles lidaram com o sucesso como santos e continuam entregando boa música”, acrescentou Cobain.
Para Stipe, Cobain era um irmão de alma, um reflexo quase espelhado do seu eu mais jovem, sensível, tímido, cheio de criatividade, mas muitas vezes imposto por fatores além do seu controle.
No final da vida de Cobain, Stipe pôde ver o preço com que a notoriedade, sucesso e o aumento da visibilidade cobraram do seu amigo mais jovem, quando resolveu organizar uma sessão de gravação num estúdio na tentativa de tirar Cobain de sua espiral de depressão e uso de heroína.
Em março de 1994, Stipe até chegou a lhe enviar as passagens de avião e chegando o dia da viagem mandou um motorista pegar Cobain em sua casa para leva-lo ao aeroporto, mas ele deixou o motorista esperando por horas até que finalmente foi embora, sendo que Kurt Cobain deixou as passagens do avião pregadas na parede do quarto...
Antes que os dois pudessem colaborar, Cobain viria a falecer em abril de 1994.
Em 2019, quando Stipe havia sido entrevistado pela rádio SiriusXM, ele e o seu colega do R.E.M, o baixista Mike Mills, refletiram sobre como a explosão do grunge coincidiu com a sua própria reinvenção sonora que o R.E.M. estava passando na época.
Stipe falou: “O nosso guitarrista, Peter Buck, tinha se mudado para Seattle para formar uma família e comprou uma casa, sendo que logo depois, Kurt Cobain e Courtney Love compraram a casa que ficava ao lado da casa dele".
Mike Mills acrescentou: "O nascimento daquele som de Seattle, o sentimento e tudo o que aquelas bandas fizeram, foram coisas próprias deles e embora sempre tenhamos admirado isso e sentíamos uma afinidade com aquilo, nunca senti como se estivéssemos pegando sonoramente algo emprestado ou tirando deles de qualquer forma”.
Mais tarde nessa entrevista, Stipe refletiu sobre como Kurt Cobain e o NIRVANA estavam buscando uma nova abordagem para a música, melhor representada pela performance no MTV Unplugged em 1993, a qual continha elementos que o R.E.M. havia adotado em seu disco folk acústico de 1991, "Out of Time" (7º disco).
Cobain queria que Stipe estivesse em New York para o acústico do NIRVANA: “Eu fui convidado por ele e deveria estar lá, mas por algum motivo estúpido eu não fui”, disse Stipe. “Na verdade, é um dos meus grandes arrependimentos na vida”.
Essa guitarra havia sido doada ao R.E.M. por Courtney Love.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Commentaires