top of page
  • by Brunelson

Radiohead: a música que eles escreveram em resposta ao sucesso da canção "Creep"

RADIOHEAD possui um dos catálogos mais singulares na história do rock. 


Da inovação do álbum "OK Computer" (3º disco, 1997) à beleza mais suave do seu último álbum lançado desde então, "A Moon Shaped Pool" (9º disco, 2016), eles escreveram inúmeros clássicos do gênero.


E assim como acontece com muitas bandas de sucesso, há uma música que sempre eclipsou as demais em seu currículo - quer os membros de um grupo gostem ou não. 


O sucesso do single de estreia do RADIOHEAD, a canção "Creep" (1º disco, "Pablo Honey", 1993), nunca foi superado e é uma música que ainda é referenciada indefinidamente na cultura popular 03 décadas depois de ter sido lançada.


Embora ela possa ter catapultado a banda ao sucesso mundial, abrindo caminho para que eles se tornassem uma das mais referenciadas e respeitadas por diversos músicos do rock, o RADIOHEAD pensou que o sucesso da canção "Creep" foi um tanto limitante, onde eles não queriam ser lembrados somente por esse hit específico. 


Então, eles resolveram escrever uma música sobre seus sentimentos conflitantes em relação ao seu hit de maior sucesso e que fez eles ficarem conhecidos no mundo inteiro.


Logo em 1995, RADIOHEAD começaria a trabalhar em seu 2º álbum de estúdio, "The Bends", e para se separar imediatamente do enorme sucesso da canção "Creep", eles deram o pontapé inicial lançando o single principal do novo disco, que foi a música "My Iron Lung", abordando diretamente o relacionamento da banda com a canção "Creep".


A imagem do título da música "My Iron Lung" parece servir de metáfora para essa relação, onde a canção "Creep" se tornou comparável a um pulmão de ferro, como um dispositivo que servia como uma espécie de suporte sonoro à vida, mas ao mesmo tempo fazia com que eles se sentissem tensos e estagnados criativamente.


“Bem, essa é a nossa nova música”, o vocalista Thom Yorke canta nas letras da canção "My Iron Lung" com guitarras pesadas o acompanhando. “Assim como a última / Uma total perda de tempo / Meu pulmão de ferro”. Suas palavras rapidamente ficam enterradas sob riffs estridentes e percussão pulsante, um som tão sufocante quanto a áurea da canção "Creep" foi para a banda quando eles mergulharam no mainstream.


Apesar de tudo, RADIOHEAD ficaria maior ainda com esse 2º disco, onde os outros singles que se seguiram depois em divulgação ao álbum "The Bends" - as músicas "High and Dry", "Fake Plastic Trees", "Just", "Street Spirit" e "The Bends" - elevariam a banda a uma nova estratosfera e abriria a porta para uma enxurrada de clássicas canções que esse disco ofereceria.


E aquela suspeita de restrição criativa que o grupo sentiu, felizmente não transpareceu na sua produção ao longo da carreira. RADIOHEAD simplesmente reinventaria e atualizaria continuamente o percurso do rock'n roll, provando que nenhum sucesso da banda (orgânico ou implementado pela mídia) poderia sufoca-los criativamente.


"My Iron Lung"
















































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page