top of page
  • by Brunelson

Radiohead: a canção que o vocalista Thom Yorke disse que "é para esses momentos na vida que entrei na música"


Cada álbum do RADIOHEAD parece um novo esforço criativo com cada membro da banda mergulhando fundo para descobrir coisas novas em uma oportunidade única na vida.


Seja tocando como uma célula em diferentes compassos ou usando experimentos eletrônicos ao decorrer de seus discos lançados, mesmo assim o vocalista Thom Yorke uma vez destacou em entrevista - quando o álbum "Kid A" foi lançado (4º disco, 2000) - que uma das primeiras músicas da banda é que se tornaria em um destaque na sua carreira.


Enquanto a maior parte do seu disco de estreia, "Pablo Honey" (1993), envolveu ideias dos primeiros dias do grunge, logo no 2º álbum, "The Bends" (1995), e mesmo mantendo seu rock alternativo, eles já estavam começando a seguir em uma direção diferente. Criando músicas que também ficariam marcadas na história do rock, Yorke estava experimentando espaços em sua voz, aproveitando ao máximo seu falsete em canções como "Fake Plastic Trees" e abraçando suas tendências de frontman em músicas como "Just".


À medida que o álbum chega em sua última canção, "Street Spirit" começa a tocar e se tornaria em uma das músicas mais celebradas da banda. Impulsionado por uma linha de guitarra em "cascata", Yorke canta sobre tudo desaparecendo e perdendo todo contato com a existência, quase soando como um espírito fantasmagórico chamando ao fundo.


Enquanto a banda continuaria com essa tendência emocional e fundos de guitarra em seu próximo álbum, "OK Computer" (3º disco, 1997), foi com o álbum "Kid A" que os fariam deixar para trás essa abordagem orgânica de composição. Ao contrário das texturas da guitarra, músicas como “Everything in its Right Place” do disco "Kid A" foram feitas para parecerem emocionalmente distantes, como se a banda estivesse tentado simular a sensação de robôs articulando sentimentos pela 1ª vez.


E mesmo depois da mudança radical de gênero em sua música chegando ao ano 2000, Yorke ainda tinha em alta estima a canção “Street Spirit” do disco "The Bends", pensando que era uma das melhores músicas que o RADIOHEAD já tinha gravado.


“Esta canção se destaca pra mim e é a razão para fazer o que fazemos e chegar a esses momentos. Isso faz com que valha a pena passar meses a fio em cadernos e todas as centenas de milhares de ideias e anotações que você guarda e grava em intermináveis fitas cassete. É a única razão pela qual você passa a vida inteira no seu quarto tocando sozinho. Se algum dia eu esquecer por que comecei essa carreira, foi por isso que comecei”.


Com toda a evolução sonora que o RADIOHEAD tinha chancelado em sua discografia até aquele momento e nunca ficando satisfeito tocando o mesmo estilo de música, nessa entrevista Yorke destacou a música "Street Spirit" dando a entender que foi o tipo de momento mágico que acontece na carreira de uma banda.


"Street Spirit"









































Mais Recentes
Destaques
bottom of page