top of page
by Brunelson
"Hail to The Thief", o 6º álbum de estúdio do RADIOHEAD lançado em 2003, seguiu as experimentações eletrônicas dos seus discos anteriores, porém, combinando música eletrônica com instrumentação de rock mais convencional.
E embora as letras do vocalista Thom Yorke sempre tenham se preocupado com a política, o álbum "Hail to The Thief" é indiscutivelmente o trabalho mais político da banda até hoje.
Yorke havia dito uma vez para a revista Rolling Stone sobre as letras que escreveu para esse disco: “As minhas letras haviam se tornado o pano de fundo dos nossos álbuns, com o contexto emocional dessas palavras sendo removidos. O que eu estava fazendo era trazê-las de volta, mas mesmo que eu tentasse escrever nada político, qualquer coisa que expressasse o terror profundo com o qual estávamos vivendo no dia a dia acabaria caindo neste assunto".
O músico decidiu simplificar os temas políticos desse álbum pegando frases de contos de fadas e programas infantis de televisão, usando-as como alegorias para o seu comentário social.
Na época, a esposa de Yorke deu à luz ao primeiro filho do casal em 2001, chamado Noah, que alterou a visão de mundo de Yorke. Temendo como o estado do mundo afetaria as gerações futuras, Yorke canalizou as suas ansiedades nas letras do álbum "Hail to The Thief".
Após as músicas explosivas de abertura do disco, "2+2=5" e "Sit Down Stand Up", o álbum suaviza o seu ritmo com a canção "Sail to The Moon" logo na sequência. É uma música inspirada numa canção de ninar girando em torno de uma levada ao piano que muda de compasso, com Yorke apresentando (como sempre) uma performance vocal impressionante.
No 2º verso, Yorke se dirige ao seu filho, fazendo referências à história bíblica da Arca de Noé (Noah em inglês): “Talvez você seja presidente / Mas saiba o certo do errado / Ou no dilúvio você construirá uma Arca / E nos navegará para a lua".
Assim, Yorke imaginou o potencial que a geração mais jovem possui, aconselhando-os a manter um forte senso de moralidade com essas questões que nos cercam.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments