top of page
by Brunelson
O lançamento de um novo álbum do RADIOHEAD foi um evento significativo durante as últimas décadas.
E embora a banda possa ter tido sentimentos calorosos em relação a algumas canções na época dos álbuns "OK Computer" (3º disco, 1997) e "Kid A" (4º disco, 2000), isso não significava que essas músicas seriam o padrão uniforme para adotar.
Desde o início, o grupo tocava canções potenciais ao vivo e no estúdio, antes de finalmente decidirem por um novo arranjo que os deixassem satisfeitos. Para o álbum "In Rainbows" (7º disco, 2007), a música "Nude" saiu de uma demo que o RADIOHEAD havia começado durante as gravações para o álbum "OK Computer", enquanto a canção "True Love Waits" teve que aguardar 20 anos para finalmente conseguir um lançamento de estúdio no último álbum da banda, "A Moon Shaped Pool" (9º disco, 2016).
E ao trabalhar no álbum "Kid A" em 2000, o grupo tinha mais músicas do que era necessário para um disco. Traçando uma linha na areia entre o seu material antigo e seu projeto mais recente, o álbum ostenta uma forte ênfase em ritmos eletrônicos e com o vocalista Thom Yorke criando imagens ainda mais enigmáticas em canções como "Idioteque" e "The National Anthem".
Tendo músicas suficientes para mais um disco, eles resolveram lançar logo no ano seguinte o álbum "Amnesiac" (5º disco, 2001), com grande parte do grupo trazendo músicas que eles começaram nas sessões para o álbum "Kid A", mas que foram deixadas de lado na época. Embora a maioria das canções do disco "Amnesiac" possuem uma estrutura clara por trás delas, a música "Like Spinning Plates" surgiu de uma estranha experiência ao trabalhar com efeitos eletrônicos retroativos.
A banda já tinha começado a trabalhar em uma canção chamada "I Will", que mais tarde seria lançada somente no álbum "Hail to The Thief" (6º disco, 2003). Embora Yorke inicialmente quisesse descartar o que eles haviam trabalhado originalmente, ele percebeu que a melodia desta canção soava muito melhor quando tocada ao contrário.
Reaprendendo a música do zero, a música "Like Spinning Plates" foi a nova peça criada a partir da canção "I Will", com Yorke escrevendo novas letras baseadas na melodia invertida e na sequência de acordes. Embora existam algumas semelhanças sonoras entre o que acabou aparecendo no álbum "Hail to The Thief", a atmosfera arrepiante por trás dessa música é impossível de ignorar.
Por se tratar das mesmas sessões de gravação do disco "Kid A", o efeito inverso que o RADIOHEAD também colocou no álbum "Amnesiac" faz esta canção soar como se não tivesse uma fórmula de compasso, como se a música estivesse flutuando no ar sem nunca tocar ao chão.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments