top of page
by Brunelson
Os membros do RADIOHEAD se conheceram quando eram adolescentes autodeclarados desajustados sociais, estudando juntos na escola secundária de Abingdon em Oxford, onde uma atmosfera Dickensiana supostamente hostil reinava suprema nos alunos e em seus ensinamentos escolares.
Uma influência óbvia foi o TALKING HEADS - de onde veio o nome da banda. Depois de assinar com a gravadora EMI Records em 1991, ON A FRIDAY foi convidado a mudar de nome para algo um pouco mais cativante. O grupo finalmente concordou em se renomear como RADIOHEAD.
O 1º álbum de estúdio do RADIOHEAD, "Pablo Honey" (1993), é visto pela maioria dos fãs e críticos como um pouco "descartável", mas é importante lembrar que o grupo ainda estava em seus 20 e poucos anos de idade quando gravou esse disco. Naturalmente mostra sinais de falta de experiência e imaturidade, mas revela um quadro de ideias que pode ser visto como uma plataforma de lançamento a partir da qual eles cresceram de forma impressionante em seu álbum subsequente.
RADIOHEAD levou o som cru do rock alternativo do álbum "Pablo Honey" a novos patamares em 1995 com o lançamento do seu 2º disco, "The Bends". O álbum veio como o primeiro lançamento de estúdio refinado e equilibrado do grupo que ofereceu uma recompensa de singles de sucesso. O disco alcançou o que se propôs a fazer, ao ajudar o RADIOHEAD a migrar do seu status de "banda de 01 hit somente" - da música "Creep" - para ser reconhecido como um dos grupos britânicos mais importantes da época.
A banda também tirou uma boa parte de sua inspiração da cena grunge americana em seus primeiros álbuns. Algumas das músicas mais pesadas do disco "The Bends" parecem surpreendentemente derivadas do som do NIRVANA, especialmente aquela exibida em sua obra-prima de 1991, o disco "Nevermind", mas a influência mais direta que o NIRVANA teve nesse álbum veio na forma das letras editadas.
"Sulk", aparece como a penúltima canção do álbum "The Bends" e foi uma ideia muito precoce do vocalista Thom Yorke que ele esboçou pela 1ª vez no final dos anos 80. A letra foi originalmente inspirada nos assassinatos de Hungerford que ocorreram em uma cidade não muito longe da cidade natal do RADIOHEAD, Oxford.
Isso ocorreu porque Kurt Cobain, frontman do NIRVANA, havia cometido suicídio recentemente usando a sua espingarda e Yorke não queria que as pessoas pensassem que a música estava aludindo ao assunto sensível da morte do ídolo grunge.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments