Red Hot Chili Peppers: a clássica canção com versos direcionados ao ex-guitarrista Dave Navarro
by Brunelson
12 de jun. de 2024
Uma banda de rock and roll geralmente é disfuncional, mesmo nos melhores momentos.
Embora possa ser fácil reunir um grupo de amigos para tocar o tipo de música que todos gostam, há muitas chances de que um grupo de rock famoso (ou não) seja formado por membros que não suportam a visão uns dos outros no minuto em que se encontram para ensaiar ou quando sobem juntos ao palco.
E embora o RED HOT CHILI PEPPERS possa operar como uma irmandade em grande parte de sua carreira, um dos maiores obstáculos em seus primeiros dias geralmente acontecia às custas de seus guitarristas.
Quando a banda se estabeleceu, seu guitarrista original, Hillel Slovak, parecia ser a pessoa ideal para o grupo, colocando grooves funk rock por trás dos vocais raps característicos de Anthony Kiedis. Mas essa reunião musical com os membros originais do RED HOT CHILI PEPPERS só aconteceria quando eles foram gravar seu 3º álbum de estúdio, "The Uplift Mofo Party Plan" (1987), o que não iria durar muito, com Slovak falecendo de overdose de heroína logo após o término da turnê desse álbum em 1988.
E mesmo que a banda tivesse outro bilhete de ouro com seu novo guitarrista, John Frusciante, o garoto aspirante a guitarra só ficaria com o grupo por apenas 02 discos em sua 1ª passagem pelo RED HOT CHILI PEPPERS - sendo vencido pelas drogas.
Sendo assim, eles não esperaram muito para encontrar um substituto, contratando o guitarrista Dave Navarro do JANE'S ADDICTION para gravarem o tão aguardado sucessor do álbum "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991), o pesado e escuro álbum, "One Hot Minute" (6º disco, 1995).
Embora Navarro tenha sido capaz de destruir na guitarra como ninguém até aquele ponto na carreira do grupo, o álbum provaria ser o disco com o título mais apropriado de sua discografia, com o guitarrista saindo em favor do retorno de Frusciante em 1999 - mas alguma tensão entre Navarro e Kiedis pode ter contribuído para sua saída.
No livro biográfico de Kiedis, "Scar Tissue", ele relembrou vários momentos em que Navarro estava seguindo o mesmo caminho de Frusciante e de Slovak, geralmente chegando atrasado aos ensaios da banda de ressaca ou chapado de heroína, com Kiedis insistindo que Navarro precisava de ajuda, assim como ele próprio e o baixista Flea já haviam se submetido.
Além do próprio histórico de consumo de drogas por parte de Kiedis, ele também incluiu a atitude de Navarro ao escrever as letras de uma nova música da banda na época, "Scar Tissue", que seria lançada no próximo álbum já com o retorno de Frusciante ao grupo, "Californication" (7º disco, 1999). Kiedis aponta em seu livro que esta canção contém alguns versos destinados diretamente a Navarro.
Ao falar em juntar palavras aleatórias, a frase onde ele canta: “Sarcástico Sr. Sabe Tudo” foi dirigida a Navarro, de quem Kiedis lembrava ser incrivelmente sarcástico sempre que aparecia no estúdio. E mesmo que a banda não tenha olhado com carinho para esse álbum gravado com Navarro, que foi "One Hot Minute", desde então, o mesmo desenvolveu um culto de seguidores, com fãs interessados em ver e escutar uma banda ficando irritada e se afundando em drogas após a saída de Frusciante em músicas como "Warped".
Por mais que Navarro fosse e é competente o suficiente para ser membro do RED HOT CHILI PEPPERS, essas palavras escritas por Kiedis em seu livro são o exemplo perfeito de personalidades em conflito no lugar de uma pacífica colaboração musical.
Comments