Red Hot Chili Peppers: a clássica música que o baterista Chad Smith duvidou quando foi escolhida como single
by Brunelson
1 de jul. de 2024
Nunca é fácil identificar uma música de sucesso em seu momento inicial de criação.
Quando uma banda começa a gravar novas canções para um álbum, a enorme quantidade de músicas que ainda irão ver a luz do dia parece quase impossível escolher uma que será um dos singles do disco.
E embora o RED HOT CHILI PEPPERS estivesse prestes a dominar o mundo com o lançamento do clássico álbum "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991), o baterista Chad Smith não tinha entendido realmente o poder por trás de um de seus hinos mais duradouros.
Comparado à irmandade entre o vocalista Anthony Kiedis, o baixista Flea e o falecido guitarrista Hillel Slovak (todos membros fundadores), Smith entrou relativamente tarde na carreira da banda em 1988, onde gravaria o 4º álbum de estúdio junto com o grupo, "Mother’s Milk" (1989). Ainda mostrando suas credenciais de origem nesse 4º disco, foi no álbum "Blood Sugar Sex Magik" onde eles começariam lentamente a chegar à essência de seu som característico que iria deixar a banda conhecida em escala mundial na década de 90 até hoje.
Gravando no estúdio do produtor Rick Rubin em sua mansão na Califórnia, o produtor enfatizou pela simplicidade, incentivando Flea a tocar versos mais rudimentares em seu baixo do que ele estava acostumado a fazer nos discos anteriores. Quando o grupo começou a escrever as novas canções, Rubin uma vez se deparou com vários versos de poesia de Kiedis, onde após a sua insistência, se tornaria nas letras da música “Under The Bridge”.
Kiedis inicialmente resistiu a essa ideia, pensando que essas letras eram pessoais demais para ser levada ao público. Sendo convencido, o vocalista iria se abrir para os fãs revelando sua história de vida nesta canção, falando sobre se sentir sozinho, vício em drogas e outras confissões durante um período sombrio de sua vida.
E quando a gravadora e o produtor do RED HOT CHILI PEPPERS soltaram a ideia de lançar a música "Under The Bridge" como um dos singles do álbum, Smith ficou um pouco confuso se ela realmente tinha potencial para tal, achando que estava longe de ser uma das melhores canções do disco.
Smith uma vez falou sobre isso quando foi entrevistado pelo site Legendary Rock Songs: “A música 'Under The Bridge' realmente não possui um refrão e não exige muito do vocal de Anthony Kiedis, mas ele não é o melhor cantor do mundo mesmo... Porém, ele canta simplesmente de uma forma muito legal e comovente, tipo, ele não é o cara que ganha todos os prêmios, sabe?”
O baterista também não tinha muito o que fazer nessa música. Apesar da canção que iria dar ao grupo uma recompensa épica, Smith mal aparece na 1ª metade da música, tocando o mínimo para marcar o tempo antes que todos da banda entrem juntos para chegarem ao seu final épico.
Independentemente da relutância de Kiedis e Smith, a canção "Under The Bridge" se tornaria em um dos seus esforços mais celebrados na carreira, abrindo as portas para o resto de seu material que também iriam ficar marcados na história do rock, como as músicas "Scar Tissue", "Californication", "Slow Cheetah" e tantas outras clássicas do RED HOT CHILI PEPPERS.
Comments