Red Hot Chili Peppers: a música que Flea queria regravar por não ter gostado da sua linha de baixo
by Brunelson
22 de jun. de 2024
Nenhum artista no mundo pode afirmar estar apaixonado por tudo o que já fez.
Embora algumas músicas possam ser mais celebradas do que outras, sempre haverá algumas com que os artistas evitem toca-las ao vivo quando se apresentam nos shows.
Já com Flea, baixista e um dos membros fundadores do RED HOT CHILI PEPPERS, uma vez em entrevista ele deixou claro que um dos seus maiores arrependimentos está escondido em um dos seus maiores sucessos.
Em 1991, quando foram gravar o clássico álbum "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco), a virada da década havia começado com o grupo trabalhando com um novo produtor, o icônico Rick Rubin.
Solicitando que a banda se comportasse de forma mais simples em comparação ao som que vinha fazendo, esse álbum geraria canções lendárias que ficaram marcadas na história do rock, levando o RED HOT CHILI PEPPERS à estratosfera com as músicas "Give it Away" e "Under The Bridge". Porém, com o vício em drogas afetando o guitarrista John Frusciante, o mesmo deixaria a banda em 1992 e chamariam em seu lugar o guitarrista do JANE'S ADDICTION, Dave Navarro.
Chegando em 1995 para gravarem a tão aguardada sequência ao disco "Blood Sugar Sex Magik", o álbum "One Hot Minute" (6º disco), uma das músicas que o grupo escolheria como single acabaria incomodando Flea sobre não ter certeza de como ele tocaria e abordaria a música.
Apesar da mudança drástica de guitarrista, a canção "Aeroplane" se encaixa nas músicas clássicas do RED HOT CHILI PEPPERS, com Flea tocando um groove funk rock em seu baixo, enquanto Navarro consegue manter a essência do grupo com sua guitarra. E depois de pronta e já lançada como single do novo álbum, Flea pensou que diferentes elementos de sua performance poderiam ter sido feitos muito melhor.
O baixista explicou, pensando que a canção poderia facilmente ter soado como uma paródia do funk rock, dizendo: “A música 'Aeroplane' era a única com a qual eu estava preocupado. Pensei que soava como outro garoto branco estúpido tentando ser descolado, sabe? Lançamos esta canção assim mesmo, mas é a única coisa que eu voltaria atrás se fosse para tentar consertar alguma coisa. Achei a minha linha de baixo muito rígida, como se aquele não fosse o meu dia. Percebia que eu não estava fluindo junto com a bateria e pouco antes de lançarmos o disco, pedi para regravar o meu baixo na música 'Aeroplane', mas Rick Rubin havia dito: ‘Já está legal, cara’”.
Mesmo que Flea não estivesse orgulhoso com a canção "Aeroplane", o resto do álbum "One Hot Minute" contaria com algumas de suas interpretações mais inventivas de todos os tempos, incluindo o enorme surto do baixo na música "Transcending" e o groove suave na canção "My Friends".
Todo músico tende a ser crítico com seu próprio som, mas mesmo quando Flea diz que está em um dia ruim, sua linha de baixo ainda é uma maravilha de escutar.
Comments