Red Hot Chili Peppers: a música que a levada da bateria foi extraída diretamente de uma canção de Jimi Hendrix
Hoje em dia (há muito tempo), o dinheiro por trás do negócio da música parece ser mais impulsionado por executivos do que por músicos reais que aprenderam seu ofício.
E para todas as bandas que se esforçam ao máximo para ganhar uma vida decente, existem muitos que se sentem violados e abrem processos judiciais por acharem que atingiram seus direitos autorais.
É uma batalha legal feroz para que qualquer coisa soe original, mas o RED HOT CHILI PEPPERS nunca teve vergonha de "roubar" de Jimi Hendrix para um dos seus primeiros sucessos, a música "Breaking The Girl" (5º disco, "Blood Sugar Sex Magik", 1991).
Porém, é difícil alguém do rock'n roll que não foi influenciado por Hendrix - e nem precisa obrigatoriamente gostar do seu som. Hendrix era praticamente um alienígena enviado em forma humana para derreter a mente das pessoas com sua música, e todos que vieram depois praticamente apenas tentaram alcançar o que ele já fez.
Assim que a revolução cultural alternativa começou no início dos anos 90, o baterista do RED HOT CHILI PEPPERS, Chad Smith, admitiu em uma entrevista que grande parte do groove principal da canção "Breaking The Girl" foi extraído diretamente da música “Manic Depression” de Jimi Hendrix (1º disco, "Are You Experienced", 1967).
Conversando com a estação de rádio Rock 105.3, Smith disse que tudo aconteceu quase por acidente: “Estávamos sentados em um sofá no estúdio com Rick Rubin, o produtor do nosso disco, 'Blood Sugar Sex Magik', e ele tinha um monte de discos antigos e eles eram ótimos. Estávamos escutando bastante os álbuns dele do LED ZEPPELIN durante esse período no estúdio, mas a canção ‘Breaking The Girl’, quero dizer, a bateria eu roubei da música ‘Manic Depression’ de Jimi Hendrix e de seu baterista, Mitch Mitchell... Isso faz sentido?"
Comparada com a canção de Hendrix, a transição entre as duas músicas é perfeita, parecendo mais como se Smith tivesse começado a tocar sem pestanejar junto com a guitarra de John Frusciante com a linha de bateria da canção de Hendrix em sua cabeça.
Embora o espólio de Hendrix nunca tenha entrado com nenhuma ação legal contra o RED HOT CHILI PEPPERS, isso pode ter sido um teste para seus próximos álbuns de estúdio.
Ao longo dos anos 2000, a banda continuou a usar o rock clássico em quase todas as suas músicas, até citando em entrevista o lick de guitarra da música "Purple Haze" de Jimi Hendrix na canção "Dani California".
Normalmente há uma linha tênue quando se trata de homenagem e roubo, mas o RED HOT CHILI PEPPERS de alguma forma encontrou uma maneira de identificar a localização exata dessa linha e avançar até ela sem ultrapassar o limite.
Comentarios