Red Hot Chili Peppers: qual a única música cantada por Flea?
O vocalista do RED HOT CHILI PEPPERS, Anthony Kiedis, provavelmente será um dos primeiros a dizer que não tem a melhor voz do mundo.
Considerando sua maneira de cantar no estilo rap e abordagens mais suaves em outras músicas, ele sabe que seu ponto forte é entregar uma vibração moderna e descolada nos palcos e estúdio (com o próprio baterista da banda, Chad Smith, já dizendo uma vez em entrevista que Kiedis não é um grande vocalista na forma técnica de cantar), mas isso não significa que sua entrega não seja sincera, íntegra e real, abastecido de puro sentimento - artifícios que faltam em muitos vocalistas técnicos.
Se você analisar como a banda se formou, a única razão pela qual o RED HOT CHILI PEPPERS existe é por causa de Kiedis e Flea. Ele e o baixista são os únicos que estão lá desde o início e se não fosse por sua amizade próxima, a 1ª jam session deles em um bar no meio de Los Angeles poderia ter sido apenas uma brincadeira que nunca passaria das primeiras filas de clientes bêbados.
Mas assim que a banda começou a se aprimorar e se profissionalizar, Kiedis começou a se estabelecer como vocalista. Parte sendo influenciado por bandas de rap como o RUN-DMC e parte pelo funk rock de George Clinton, Kiedis apenas queria fazer com que todo show do seu novo grupo parecesse uma grande festa desde o momento em que iniciaram, apenas para que as boas vibrações parassem por um momento quando o guitarrista original, Hillel Slovak, veio a falecer por overdose de heroína em 1988.
Embora a banda tenha se recuperado bem com o guitarrista John Frusciante, Kiedis começaria a cantar em um estilo diferente. De repente, o vocalista conseguia de alguma forma cantar melodias e elas eram realmente muito melhores do que tinham o direito de estar em músicas como "Knock Me Down" e "Good Time Boys", lançadas no 1º disco com Frusciante como novo guitarrista, "Mother's Milk" (4º disco, 1989).
Virando a década de 90 e entrando em estúdio com o renomado produtor Rick Rubin, o álbum "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991) é uma miscelânea de tudo que Kiedis poderia fazer, desde cantar rap na canção "Give it Away" até a leve ternura na música "Under The Bridge".
E assim que a banda saiu em turnê com esse álbum que fez eles ficarem conhecidos no mundo inteiro, a saída de Frusciante internado em drogas e a subsequente recaída nos tóxicos com Kiedis e Flea, levaram o grupo a repensar sua abordagem para o próximo álbum de estúdio.
Pela 1ª vez desde a sua criação, a banda não estava mais compondo músicas a partir de jam sessions. Com o novo guitarrista a bordo, Dave Navarro (do JANE'S ADDICTION), o único álbum que contou com a sua participação, "One Hot Minute" (6º disco, 1995), se concentrou na composição ao invés de uma jam funk rock que eles estavam acostumados a fazer.
E bem no meio desse álbum, Kiedis passa seu microfone para Flea cantar na música "Pea". Soando como um pequeno interlúdio entre as outras canções, a música é tocada apenas por Flea, dedilhando seu instrumento acústico e cantando sobre o quão pequeno ele se sente comparado ao resto do mundo.
Considerando como Kiedis vinha crescendo em sua qualidade vocal nos últimos anos, é fácil ver por que Flea nunca tinha cantado nenhuma canção da banda, sendo essa a única cantada por ele até hoje. Ao contrário de sua competência no baixo e servindo de influência para inúmeros baixistas, sua voz não é tão versátil quanto a de Kiedis e a maneira como ele canta a música o faz parecer inseguro desde o momento em que inicia.
Embora a música seja definitivamente interessante pelo que é, também há uma tendência triste em tudo isso...
Como o resto da banda teve uma recaída com as drogas pesadas (incluindo Navarro) durante a gravação do álbum "One Hot Minute", grande parte de sua interpretação na música "Pea" parece que Flea está no limite, tentando desesperadamente manter sua banda unida antes que tudo desmorone.
Independente disso, o disco "One Hot Minute" deu ao RED HOT CHILI PEPPERS a liberdade para trabalhar em diferentes áreas, gerando um subproduto devido aos seus conflitos internos em relação às drogas.
Comments