top of page
by Brunelson
Flea, o infalível baixista dos mestres do funk rock do RED HOT CHILI PEPPERS - quiçá, Top 05 na história da música - é um artista que impõe respeito e mesmo aqueles que não são fãs da banda, irão refletir o quão prolífico são os seus esforços nas quatro cordas.
Misturando uma técnica exótica com uma personalidade enérgica e afável, o trabalho de Flea no baixo é um canal direto de sua alma, imbuindo a banda com uma autenticidade que lhes permitiu conquistar fãs de todas as esferas da vida.
Tendo dado o poder ao grupo de Los Angeles, Flea tem sido a chave para o sucesso desde a sua formação em 1983. O seu trabalho foi notoriamente aumentado quando o baterista Chad Smith entrou na banda em 1988, estabelecendo uma lendária máquina groove de 04 patas que estabeleceu o padrão para várias outras bandas sucessivamente avançarem.
Embora os seus momentos mais acelerados sejam amplamente elogiados, Flea é muito mais do que isso e ele invariavelmente serve à música, fornecendo um lastro para o guitarrista John Frusciante destruir o que lhe vier a frente e para o vocalista Anthony Kiedis entregar os seus vocais cremosos.
Ele entregou muitos momentos estelares ao longo dos anos, portanto, resolvemos separar somente 06 das melhores linhas de baixo de Flea no RED HOT CHILI PEPPERS, deixando de propósito várias pérolas de fora para homenagear esse grande baixista e que estamos presenciando a história em vê-lo se apresentar e emitir sons mágicos do seu baixo.
Confira em ordem cronológica o Top 06 melhores linhas de baixo de Flea no RED HOT CHILI PEPPERS:
Álbum: "Mother’s Milk" (4º disco, 1989)
Começando com o slap repetido de Flea, a banda cai num groove tempestuoso que é impulsionado pela sua linha de baixo cativante.
Álbum: "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991)
Uma peça "arrogante" de rock e a maneira como o baixo e a guitarra de John Frusciante se encaixam é uma obra de arte absoluta.
Notavelmente, a linha de baixo de Flea é composta principalmente de slides e bends, que têm o poder de torcer o seu cérebro de dentro pra fora por querer acompanhar. Esta é uma linha de baixo que todo baixista deveria ter em seu manual, demonstrando que o baixo é mais impactante quando há espaço na música.
Álbum: "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991)
Álbum: "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991)
Outra canção subestimada do RED HOT CHILI PEPPERS, esse hino funk rock é carregado pelo baixo de Flea que se conecta com a bateria de Chad Smith para criar um ruído implacável.
Há um slap aqui, bem como mais instâncias de condução, mostrando a habilidade pura que Flea possui e que lhe permite misturar a dinâmica do seu jogo em uma fração de segundos.
Música: "Soul to Squeeze" (Trilha Sonora do filme "Coneheads", 1993)
Este single de 1993 e que não foi lançado em nenhum álbum de estúdio da banda, tem sido um dos favoritos dos fãs desde que foi lançado e também é elogiado como uma das melhores performances de baixo de Flea.
Um número mais lento, o seu trabalho aqui vai muito além na canção "Under The Bridge", com Flea se mantendo ocupado, mas ainda assim deixando espaço para as notas respirarem e para o trabalho de Frusciante e Kiedis brilhar.
Álbum: "Californication" (7º disco, 1999)
Sem essa maluquice, nenhuma lista das melhores linhas de baixo de Flea estaria completa.
O ponto alto de seu trabalho nesta canção é conhecido pelo início impulsionado no baixo, rasgando tudo antes de dar lugar a um dos seus grooves mais funk rock de todos.
Também uma obra de arte com a técnica de slap, esse é Flea no seu melhor e sendo o culminar de todo o brilho que veio antes dele.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page