Rick Rubin: 05 bandas/artistas que não gostaram de trabalhar com o produtor
Quando você ouve a filosofia do produtor Rick Rubin sobre criatividade musical, é difícil imaginar que existam pessoas por aí que não gostariam de trabalhar com ele.
Rubin é um profissional construído em torno da criatividade e da paixão pela sua arte. E se você está fazendo algo que gosta, você está fazendo a coisa certa e isso é tudo o que importa.
Ele prega repetidamente essa maneira de pensar em seu livro, "The Creative Act", dizendo: "Tudo o que importa é que você esteja fazendo algo que ama, com o melhor de sua capacidade, aqui e agora". Ele chega a dizer que o sucesso comercial e a capacidade de alguém, não devem entrar no processo criativo.
“Viver a vida como um artista é uma prática. Ou você está se engajando na prática ou não está”, ele disse. “Não faz sentido dizer que você não é bom nisso. É como dizer: ‘Eu não sou bom em ser um monge’. Ou você está vivendo como um monge ou não está. Nós tendemos a pensar no trabalho do artista como a produção. O verdadeiro trabalho do artista é uma maneira de estar no mundo”.
E assim, muitos artistas e bandas renomadas já gravaram ou continuam gravando álbuns com o produtor Rick Rubin e se dão por satisfeitos, no entanto, há algumas exceções.
Por exemplo, o baixista do BLACK SABBATH, Geezer Butler, foi franco sobre o produtor no passado. Sendo relativamente educado em sua crítica, ele disse: "Gostei de algumas coisas e não gostei particularmente de outras. Foi uma experiência estranha, especialmente ele me dizendo para esquecer que eu era de uma banda de heavy metal".
Corey Taylor, vocalista do SLIPKNOT, não credita nenhuma das músicas a Rubin do álbum que eles estavam gravando juntos, chegando a dizer em entrevista: "Sim, ele chutou o sofá, acariciou sua barba e assentiu, e então, ele estava fora".
A banda VELVET REVOLVER também demitiu o produtor quando ele estava trabalhando em seu álbum de estreia. O grupo ainda estava nos estágios iniciais e, reconhecidamente, não estava pronto ainda para gravar um disco. No entanto, o guitarrista Dave Kushner confirmou que o método de trabalho de Rubin não ajudou em nada, dizendo que "estávamos todos ficando realmente impacientes".
O ex-guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS, Josh Klinghoffer, também declarou que não era muito fã de trabalhar com o produtor. Embora tenha ajudado a banda na década de 90 com aquele sucesso estratosférico e parceiros até hoje, Klinghoffer acredita que suas técnicas de produção atrapalharam a banda em vez de ajudá-la no disco que ele gravou quando era guitarrista do grupo: "Sinto que o produtor nos impediu de realmente fazer uma ótima música ou um ótimo disco... Gosto de quase todas as músicas que escrevemos juntos, mas raramente as capturamos da melhor maneira no estúdio".
A banda THE MARS VOLTA gravou um álbum com o produtor, que estava tentando muito mudar o som deles para que não fosse mais um reflexo verdadeiro deles, com o vocalista Cedric Bixler dizendo: “Rick Rubin estava mais interessado em trazer a fórmula pop que atrairia um novo público, porque você sabe, as pessoas pensam nesses termos às vezes”.
Embora a abordagem de Rubin possa ser bem-vinda por muitos, ela nem sempre agrada aos músicos. Muitos gostam que seu produtor seja um pouco mais prático, para que a visão que o músico tem de sua música na cabeça não se corrompa, quando todos de uma banda estão enxergando o produtor dar passos para trás.
Comments