top of page
by Brunelson

Ritchie Blackmore: guitarrista do Deep Purple revelando sua formação de banda dos sonhos

Seja no DEEP PURPLE ou com a banda RAINBOW, Ritchie Blackmore sempre se destacou como um dos guitarristas mais originais na história do rock'n roll. 


Fundindo um som e uma estética distintos, ele ajudou a empurrar o instrumento das 06 cordas para um reino mais estrondoso e atmosférico junto com seus contemporâneos como Jeff Beck, Eric Clapton, Jimmy Page, Jimi Hendrix e tantos outros, sendo considerado por muitos como o melhor guitarrista de todos os tempos e um dos progenitores do heavy metal.


Apesar de sua originalidade percebida, teve um guitarrista antes dele que abriu os portões para a área estilística na qual ele residiu por tanto tempo: Jimi Hendrix. Sem o trabalho expansivo, cheio de efeitos e totalmente inovador do nativo de Seattle, o rock e a guitarra não teriam se tornado tão atmosféricos e encorpados. Até mesmo a guitarra Fender Stratocaster poderia nem ter se tornado tão icônica.


O franco Blackmore nunca negou seu amor por Hendrix. Ao longo de sua carreira, ele celebrou abertamente a escolha de Hendrix em afinar meio tom abaixo sua guitarra e ter nos presenteado com riffs refrescantes e originais ao construir suas músicas.


Ao ser entrevistado pelo jornal britânico Trouser Press em 1978, Blackmore forneceu outro relato sincero do impacto de Hendrix em seu trabalho, admitindo: “Todo mundo rouba musicalmente. É saudável roubar. O negócio é disfarçar de quem você está roubando. Eu costumava roubar muito de Jimi Hendrix”.


Blackmore também relembrou o caos que envolvia o DEEP PURPLE depois que eles gravaram seu último álbum dos anos 70 com a formação clássica, "Who Do We Think We Are" (7º disco, 1973), até esta formação retornar no álbum "Perfect Strangers" (11º disco, 1984). Relembrando a loucura desse período após sua saída, Blackmore explicou que estava prestes a começar um novo supergrupo na veia do que Jimi Hendrix fazia com sua banda, onde iria apresentar alguns dos roqueiros mais icônicos da época - coisa que nunca aconteceu.


E quando perguntado qual seria sua formação de banda dos sonhos e como seria o som desse novo supergrupo, Blackmore disse: “Seria como Hendrix nº 2. Iria parecer com Hendrix, soaria como Hendrix e ele iria cantar e tocar sua guitarra. Roger Glover (do DEEP PURPLE) estaria tocando baixo porque ele era o melhor baixista naquela época, junto com Ian Paice (baterista do DEEP PURPLE)”.


É seguro dizer que Blackmore faria um belo duelo na guitarra com Hendrix...


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page