Robert Plant: quando comparou o vocalista Shannon Hoon do Blind Melon a vocalista Grace Slick do Jefferson Airplane
Ele pode ser um dos vocalistas definitivos do rock clássico, mas Robert Plant do LED ZEPPELIN sempre esteve atento aos últimos desenvolvimentos da indústria musical.
Isso não apenas permitiu que o LED ZEPPELIN continuasse avançando até o último momento, mas também viu seu vocalista experimentar vários gêneros durante e desde o final da banda.
Sendo um personagem eclético do hard rock, Plant uma vez disse em entrevista para a Q Magazine que adora os primeiros discos do THE CURE e a fase do FAITH NO MORE com seu vocalista original. A partir de então, Plant seria conhecido como um dos mais proeminentes adeptos ao rock alternativo. Ele já disse que gosta do NIRVANA e de sua mensagem, mesmo com Kurt Cobain ter depreciado as letras e comportamentos sexistas do LED ZEPPELIN.
Sempre realista, isso não impediu Plant de elogiar a abordagem do NIRVANA no início dos anos 90: “O punk rock tinha surgido no final dos anos 70 nos EUA e depois explodiu aqui na Inglaterra. Sabe, essa havia sido a última vez que algo realmente importante na música tinha acontecido na Inglaterra. Era o punk rock dizendo: 'Estamos fartos do PINK FLOYD, JETHRO TULL, LED ZEPPELIN e todo o tipo de esqueleto dos BEATLES. Agora, vamos ouvir um pouco de música de rua', sendo que, o que aconteceu nos EUA em 1991 é que eles conseguiram novamente criar o seu próprio punk rock”.
Essa afirmação transmite claramente que Plant entende profundamente o espírito do punk rock e seu ressurgimento no rock alternativo nos anos 90. Desde então, ele continuou a defender músicos que transmitem uma essência contracultural e inovadora. Ele confirmaria isso novamente no final dos anos 90, quando apareceu em uma coletiva de imprensa junto com Jimmy Page (guitarrista do LED ZEPPELIN) e lançou luz sobre outros artistas da década de 90 dos quais também é fã.
Unindo sua geração e a dos que desafiavam a tradição da época, ele ofereceu uma visão intrigante quando comparou o falecido vocalista do BLIND MELON, Shannon Hoon, à potência da vocalista Grace Slick do JEFFERSON AIRPLANE.
Dada a mistura de psicodelia e rock alternativo do BLIND MELON, você pode ver de onde vem Plant em sua afirmação de que Hoon trouxe à mente Slick, já que ela sempre incutiu força real na ideia do gênero hippie. Em muitos aspectos, ela foi uma das primeiras "punks", tanto por suas escolhas musicais quanto por seus feitos, como ser a primeira pessoa da música a pronunciar a palavra "fuck" na televisão americana.
Plant havia dito, concluindo: “Eu gosto do BLIND MELON e eu acho que o garoto que cantava na banda tirava muito da Grace... Grace Slick, do JEFFERSON AIRPLANE”.
Comments