top of page
by Brunelson
Assim como o frontman do ARCTIC MONKEYS, Alex Turner, disse uma vez quando estava recebendo um prêmio no Brit Awards 2014: “Aquele rock and roll, às vezes parece que está desaparecendo, mas nunca vai morrer e não há nada que você possa fazer sobre isso”.
De fato, às vezes pode parecer que o gênero rock and roll que antes parecia eterno, está escapando de nosso alcance, mas ele persistentemente levanta a cabeça ao longo dos tempos de uma forma ou outra.
Um uso antigo de “rock and roll” foi usado no século 17 por marinheiros americanos para descrever o movimento de balanço de um navio no oceano.
Já em termos musicais, a frase foi utilizada pela 1ª vez em 1916 na canção "The Camp Meeting Jubilee", com versões gravadas pelo Edison Male Quartet e o Columbia Quartet. A música trazia a letra: "Keep on rockin' and rolling in your arms".
No começo do século 20, o termo foi adotado pelas comunidades negras para se referir a dançar, festejar e se divertir, ou seja, o ser humano em busca da pulsão de vida e dos princípios de prazer através da espontaneidade. A mensagem passou a ser utilizada em várias canções populares nas décadas de 20 até 40. Um exemplo é a música "Rock it For Me" de Chick Webb, com a letra: "Você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll?"
Também foi evidente as conotações sexuais e religiosas que ocasionou desde as canções da década de 20. Quando chegou a década de 50, esses significados começaram a ceder espaços para outros assuntos e temas, especialmente quando músicos brancos começaram a se apropriar dos gêneros musicais negros como R&B, gospel e blues.
Aparentemente, Freed encontrou o termo no single "Sixty Minute Man" de Billy Ward and his Dominoes, que apresenta a letra: "I rock 'em roll 'em all night long". Freed disse mais tarde na rádio: “Rock and roll é realmente um balanço (dança) com um nome moderno. Começou nas barragens e plantações rurais, pegou as canções folclóricas e traz o R&B em si”.
Olhando para trás, o rock and roll como o conhecemos hoje é fortemente influenciado pelos primeiros discos de R&B com um toque mais áspero e mordaz, popularizado pelo próprio Rei do Rock and Roll, Elvis Presley. Elvis realmente foi influenciado pela música negra do início do século 20, mas talvez dada a história do gênero, seu apelido deva ser considerado pela forma como ele alcançou e deixou o seu legado no mainstream, mas um pouco forçado para aqueles que vieram antes dele.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments