Roger Waters: a música do Pink Floyd que ele chamou de “um grito para o resto do mundo”
PINK FLOYD sempre foi transparente em mostrar suas emoções nas suas músicas, seja falando sobre tópicos densos em canções como "Money" e "Time" (8º disco, "The Dark Side of The Moon", 1973).
E durante a maior parte do álbum "The Wall" (11º disco, 1979), Roger Waters (vocalista/baixista) provavelmente usou seu coração na manga muito mais do que vinha sendo apresentado até então, com várias histórias vindas de um lugar genuíno centradas em sua infância e nas armadilhas em ser uma estrela do rock.
Como a maior parte desse álbum conceitual gira em torno de uma pessoa que realmente enlouquece como músico em turnês, Waters estava praticamente fazendo jus a essa história quando o PINK FLOYD estava em turnê divulgando seu álbum antecessor, "Animals" (10º disco, 1977), passando a cuspir nos fãs quando eles atrapalhavam o show.
Voltando ao álbum duplo "The Wall", apesar de todos os tijolos que estão sendo colocados no muro, Pink (o personagem rockstar) eventualmente se fecha para o mundo, apenas para ressurgir desesperado abrindo o disco 02. Dando início à canção "Hey You", Waters canta como se mal visse uma alma há dias, tentando ao máximo gritar além do muro, mas sem conseguir que ninguém o ouvisse.
No que diz respeito a Waters, foi aqui que todo o álbum virou uma esquina, assim como ele disse em entrevista para a revista Classic Rock: “A música 'Hey You' é um grito para o resto do mundo, você sabe, dizendo: 'Hey, isso não está certo!'”
Enquanto artistas como John Lennon escreveram sobre pedir ajuda, Waters leva a sua afirmação ainda mais longe ao mencionar os vermes (da indústria musical) que se infiltram no seu crânio após o fato.
Em comparação com a enorme parede que o bloqueia, Waters achou que os "vermes" eram muito mais perigosos, dizendo: “Se quiser, eles eram a minha representação simbólica da decadência. Porque a ideia básica de tudo isso é mesmo que se você se isolar, você decai”.
Para um álbum que envolve confiar na ajuda de seus colegas de banda, Waters afastaria quase todos os membros do PINK FLOYD ao criar o disco "The Wall". E depois que ele partiu para uma carreira solo, Waters até levou consigo os direitos de usar o álbum "The Wall" nos shows, apresentando sua própria versão do concerto para garantir que nada atrapalhasse sua criação.
Como a canção "Hey You" era sobre chorar de dor pelo amor de alguém de fora, infelizmente Waters reservou um tempo para expulsar muitos daqueles que ajudaram a tornar seu sonho realidade.
Commentaires