Smashing Pumpkins: breve review sobre a canção "Today"
by Brunelson
5 de nov. de 2021
Ao longo de sua vida, a depressão foi algo que o frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, sempre teve que lutar. Quando a banda gravou o seu icônico álbum, "Siamese Dream" (2º disco, 1993), a sua saúde mental estava por um fio.
O álbum acabou sendo uma obra-prima, mas a sua criação foi uma jornada torturante enquanto a batalha de Corgan contra a depressão ficava fora de controle.
O produtor desse disco, Butch Vig, que já tinha produzido o álbum de estreia do SMASHING PUMPKINS em 1991, "Gish" - assim como o disco "Nevermind" do NIRVANA - havia dito uma vez em entrevista que o álbum "Siamese Dream" é o momento de maior orgulho de sua carreira de produção, simplesmente por causa das circunstâncias difíceis em torno da sua gravação.
“Eu tenho que dizer que foi o disco 'Siamese Dream' do SMASHING PUMPKINS. Estou muito orgulhoso dele porque foi um álbum muito difícil de fazer”, revelou Butch Vig. “Foi antes do Pro Tools e Billy e eu definindo em termos de quão sonoramente queríamos que soasse o disco".
“Tive que lidar com toda a disfuncionalidade que os membros da banda tinham entre si e como 04 pessoas juntas, mas acho que o álbum ainda soa muito bem. Tem um som que surgiu dentro do estúdio e pra mim, ainda soa tão poderoso agora quanto era quando eu o gravei”.
"Today" foi a primeira música que Corgan escreveu para o álbum e conseguiu curá-lo de um ataque de bloqueio como escritor, um problema que só alimentou ainda mais a sua depressão. Foi o primeiro passo para Corgan conseguir escapar de uma fatalidade.
“Eu fui realmente suicida”, Corgan admitiu mais tarde sobre o lugar sombrio em que estava quando escreveu a canção "Today". Ele continuou: “Achei engraçado escrever uma música que dizia que hoje é o melhor dia da sua vida, porque não poderia ficar pior.”
Corgan é aberto sobre a sua saúde mental, que ele acredita ser decorrente do trauma do abuso que sofreu durante a sua infância de sua madrasta, sendo que a sua transparência sobre o assunto é poderosa.
“Eu não sabia o que fazer, sou uma pessoa totalmente empática e estava tendo ataques de pânico massivos”, Corgan admitiu sobre esta época em sua vida antes de compor a música "Today", quando havia sido entrevistado pelo radialista Howard Stern em 2018. “Eu estava tomando banho e o meu coração começava a disparar e eu pensava: 'Estou enlouquecendo...' Agora eu entendo”.
Ele finalizou: “Como uma pessoa que esteve à beira de tirar a própria vida, hoje sou firmemente contra essa ideia e diria que nunca vai valer a pena”.
A clássica música "Today" provou ser o catalisador que ajudou Corgan a sair de sua espiral descendente e começar a retornar ao seu verdadeiro eu, embora tenha sido um longo caminho a percorrer...
Comments