top of page
by Brunelson

Smashing Pumpkins: "o Radiohead descobriu o mundo que estava por vir muito antes de todas as bandas"


O frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, sobre a importância do RADIOHEAD quando surgiu nos anos 90: “O RADIOHEAD descobriu o mundo que estava por vir muito antes de todas as bandas do planeta”.

Corgan elogiou abertamente o RADIOHEAD em uma nova entrevista com o radialista Zane Lowe da Apple Music e os saudou como uma das primeiras bandas a aproveitar uma nova maneira de fazer música na década de 90.



O vocalista/guitarrista do SMASHING PUMPKINS falou sobre o impacto que o RADIOHEAD teve na década de 90 e compartilhou o respeito que desenvolveu pelo vocalista Thom Yorke e sua turma em 1997, mesmo ano em que lançaram o álbum divisor de águas na história do rock, "OK Computer" (3º disco).

O tópico surgiu quando Corgan explicou como alguns artistas possuem “um certo tipo de fé afirmativa” incutida neles, onde eles acreditam que se seguirem um certo processo, as coisas começarão a funcionar. Foi aqui que o radialista concordou e afirmou que uma pessoa que ele vê como tendo essa qualidade é o vocalista do RADIOHEAD, Thom Yorke.

Corgan concordou e explicou como inicialmente tinha "muito pouco respeito pela banda", no entanto, passou a apreciar o RADIOHEAD quando eles se tornaram mais experimentais lançando este icônico 3º disco em 1997, "OK Computer".



Seguem alguns trechos:

“Quero elogiá-los aqui. Quando o RADIOHEAD deixou de soar como qualquer outra banda alternativa do Reino Unido… Quero dizer, tínhamos muito pouco respeito pelo o que eles estavam fazendo naqueles 02 primeiros discos”, disse Corgan, brincando que eles eram uma “banda inimiga”.

Ele continuou: “No entanto e sabiamente, quando eles gravaram o seu álbum pivô de tudo para o que eles se tornariam - que é uma grande banda - eu me peguei pensando na época: 'Eles descobriram algo antes de mim'. Naquele momento, quando eles começaram a criar aquele tipo de música, eu fiquei surpreso porque não esperava nada daquilo. Na verdade, eu estava tão desconectado do que estava acontecendo, porque estava em todas essas mega turnês na época com o SMASHING PUMPKINS”.

Durante a conversa, Corgan também elogiou o RADIOHEAD como sendo a 1ª banda que ele viu fazer uma mudança na música nos anos 90 após a explosão do grunge, não por apenas perceber a mudança sonora para métodos eletrônicos de criação de músicas, mas aproveitar essa ideia antes de qualquer outro artista ou banda.

“RADIOHEAD descobriu o mundo que estava por vir muito antes de todas as bandas do planeta e eles colheram a recompensa disso e fizeram um ótimo trabalho... Em essência, eles anteciparam esse mundo dissociativo em que vivemos”, explicou Corgan. “Eu estava fazendo música para um mundo que estava basicamente morto e moribundo, mas fui o último a receber o memorando. Então, eu realmente os credito por descobrirem isso".



“E não estou dizendo que eu queria tirar rock de um computador, mas há algo muito legal em descobrir que a música seria mais ambiental e menos ortodoxa do jeito que era”.

Esta não foi a 1ª vez que Corgan celebra abertamente o impacto que o RADIOHEAD teve na música.


Em 2015, ele afirmou que havia descartado os últimos 15 anos do rock e insistiu que o RADIOHEAD era o último a fazer algo inovador com as guitarras.

SMASHING PUMPKINS acabou de lançar o seu mais novo álbum de estúdio, a ópera-rock de 33 músicas lançada em 03 atos (disco triplo), "Atum" (11º disco, 2022/2023), que se trata da trilogia final iniciada no álbum "Mellon Collie and The Infinite Sadness" (3º disco, 1995) e que continuou no álbum "Machina The Machines of God" (5º disco, 2000).


E a banda está prestes a iniciar a 3ª perna de sua turnê pelos EUA no dia 25 de maio de 2023. A longa turnê vai até setembro e algumas datas serão em companhia do STONE TEMPLE PILOTS, uma das bandas convidadas pelo SMASHING PUMPKINS.

No 2º semestre de 2022, SMASHING PUMPKINS iniciou a sua turnê americana em companhia do JANE'S ADDICTION e a turnê pela Austrália finalizada agora em abril 2023, também foi em companhia.

Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page