top of page
by Brunelson
Segundo o frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, ele falou que uma vez o vocalista do PEARL JAM, Eddie Vedder, lhe disse que o 1º álbum de estúdio do SMASHING PUMPKINS, "Gish" (lançado em maio de 1991), influenciou fortemente o 1º álbum de estúdio do PEARL JAM, "Ten" (lançado em agosto de 1991) - em uma recente entrevista para a revista Rolling Stone.
Só lembrando que o disco "Gish" é o primeiro álbum independente que mais vendeu cópias em seu lançamento na história do rock.
Jornalista: Muitas vezes vejo o álbum "Gish" descrito como este pequeno disco independente que preparou o palco para o álbum "Siamese Dream" (2º disco, 1993), o que se tornou um grande sucesso. Você acha que, com os álbuns "Ten" do PEARL JAM e "Nevermind" do NIRVANA (2º disco, lançado em setembro de 1991) chegando na MTV apenas alguns meses depois do lançamento do álbum "Gish", que o sucesso deste álbum foi um tanto "esquecido" na memória?
Billy Corgan: Não apenas ficou um buraco na memória, mas as pessoas tendem a diminuir a influência desse álbum. Me lembro de uma conversa que tive com Eddie Vedder quando estávamos em turnê com as nossas bandas junto com o RED HOT CHILI PEPPERS no final de 1991. Ele havia me dito o quanto o disco "Gish" teve influência no álbum de estreia deles e ao longo dos anos, conversei com muitas, muitas pessoas que realmente apontaram o disco "Gish" como o divisor de águas em suas mentes sobre como abordar a guitarra e métodos de gravação.
Corgan: Obviamente, o álbum teve muito a ver com a forma como o disco "Nevermind" foi gravado. O álbum teve muito a ver com o que se tornou o QUEENS OF THE STONE AGE. Me lembro de Josh Homme falando comigo sobre a banda KYUSS, a banda em que ele estava antes do QUEENS OF THE STONE AGE, e como o disco "Gish" foi o álbum que realmente mexeu com ele.
Corgan: Em particular, tive muitas conversas ao longo dos anos com pessoas falando comigo sobre o álbum "Gish", mas foi meio que colocado de lado porque, obviamente, o que se seguiu com a explosão do grunge foi tão massiva e revolucionária, que o disco "Gish" ficou um pouco para trás e então, o álbum "Siamese Dream" parecia o nosso momento de descoberta.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments