Sonic Youth: a música que as letras foram gravadas aleatoriamente
by Brunelson
14 de jul. de 2024
A vasta e extraordinária influência do SONIC YOUTH no mundo do rock alternativo é tão difícil de identificar sucintamente quanto a própria banda.
Surgindo da vibrante cena underground no começo dos anos 80 em New York, o grupo se tornou o fundador do noise rock, com processos de gravação e composição muitas vezes orgânicas, espontâneas e improvisadas.
Para o EP de estreia homônimo da banda lançado em 1982, o mesmo é imbuído de um sentimento de inconformismo através de solavancos e previsivelmente primitivo em comparação com seus lançamentos posteriores. E uma canção de destaque desse EP é "I Dreamed I Dream".
Originalmente composta como uma música instrumental intitulada "Where The Red Fern Grows", a escuridão taciturna da canção fez com que o SONIC YOUTH abraçasse suas influências experimentais e mostrasse ao mundo um enigma nascendo na forma de uma banda.
As influências do mentor do grupo, o guitarrista e maestro de guitarras, Glenn Branca (também proprietário da gravadora independente do SONIC YOUTH na época), são particularmente evidentes e a música "I Dreamed I Dream" conta com os vocais da baixista Kim Gordon e do guitarrista Lee Ranaldo.
E assim como detalha Gordon em seu livro biográfico de 2015, "Girl in a Band", SONIC YOUTH formalizou as letras desta canção de forma totalmente aleatória, tratando o processo de forma rápida e experimental: “Todos nós fazíamos isso. Eu me lembro, escrevi várias palavras em um pedaço de papel e quando chegou na hora de gravar os overdubs para os vocais, escolhi as palavras aleatoriamente daquele pedaço de papel... É uma forma de trabalhar e eu ainda uso às vezes”.
Concluindo sobre a atmosfera sombria da música, Gordon disse que foi o resultado do engenheiro de som que trabalhou para eles nesse EP: “Dissemos ao nosso engenheiro de som que queríamos um som de baixo bem grande na canção 'I Dreamed I Dream'".
Realmente, essa técnica para criar letras para suas músicas acompanharia Gordon em outras canções durante a carreira do SONIC YOUTH e em sua carreira solo.
Comments