top of page
by Brunelson

Sonic Youth: o disco da banda que a parte lírica foi inspirada em uma música do Creedence

Surgindo da vibrante cena underground de New York no início dos anos 80, o SONIC YOUTH foi o campeão definitivo da cena alternativa da cidade.


Na maior parte, o grupo se inspirou amplamente no mundo da experimentação "noise" e orquestra de guitarras que os fomentou em seu início, mas mesmo assim eles certamente não ficaram totalmente estranhos aos sons mainstream na década de 90 em diante.


Dedicado a defender a criação musical independente no estilo "do it yourself", o grupo liderado pelos vocalistas Thurston Moore (guitarra) e Kim Gordon (baixo) criou algumas músicas verdadeiramente inovadoras ao longo de sua longa carreira, encontrando sucesso mainstream quando o grunge explodiu no começo dos anos 90 até o final da banda em 2011.


Um dos melhores momentos do período inicial do SONIC YOUTH veio em 1985, com o lançamento de seu 2º álbum de estúdio, "Bad Moon Rising". Uma exploração sombria da sociedade americana da época, esse disco cobre uma variedade de tópicos que vão do serial killer Charles Manson ao extermínio da população indígena dos EUA.


Dentro do álbum, um destaque definitivo na carreira da banda vem com a música "Death Valley 69". Apresentando vocais de apoio da atriz Lydia Lunch, a canção se passa na paisagem desértica da Califórnia contrastadas com uma atmosfera sombria e assustadora. Essa atmosfera desconfortável da peça vem com seu material temático, pois evoca imagens dos assassinatos da família Manson no final dos anos 60.


Segundo relatos, tanto esta canção quanto os temas mais amplos do disco "Bad Moon Rising" foram inicialmente inspirados pela parte lírica da banda CREEDENCE de sua música também chamada "Bad Moon Rising". Sendo entrevistado uma vez pela revista Mojo, Thurston Moore revelou: "A canção 'Bad Moon Rising' do CREEDENCE era toda sobre a energia negativa dos EUA na época da Guerra do Vietnã e revisitar isso foi emocionante e subversivo. Nos permitiu continuar nosso interesse pelo niilismo".


Enquanto Moore pode pintar uma imagem de um grupo simplesmente tentando ser ousado e chocante, os temas do álbum "Bad Moon Rising" do SONIC YOUTH continua sendo, talvez, a maior exploração musical do lado negro dos EUA de toda sua discografia que contêm 16 álbuns de estúdio lançados. Assim como o CREEDENCE tinha segurado um espelho para a sociedade americana durante o período politicamente dividido da Guerra do Vietnã com sua canção de mesmo nome, o SONIC YOUTH fez o mesmo durante a administração opressiva americana da década de 80 e seu passado histórico com o álbum "Bad Moon Rising".


Foi esse disco que estabeleceu firmemente o SONIC YOUTH como mestres tanto da cena musical underground quanto da subversão da normalidade. Seus álbuns posteriores podem ter eclipsado o disco "Bad Moon Rising" em termos de apelo mainstream e sucesso comercial, mas esse álbum continua sendo um dos preferidos entre os fãs da banda.


"Death Valley 69"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page