top of page

Sonic Youth: "os Ramones estavam a uma geração à nossa frente”

by Brunelson

SONIC YOUTH foi a banda definitiva da cena musical underground de New York durante os anos 80. 


Estimulado pela vibração da cena local, o grupo criou alguns dos materiais mais impressionantemente originais da época e eles continuam a serem celebrados até hoje por essa discografia quase impecável com 16 álbuns de estúdio lançados.


O grupo deve muito à sua gama diversificada de influências, assim como a uma banda punk rock pioneira da cidade que foi particularmente impactante para o grupo.


New York é sem dúvida o berço do punk rock. Antes do gênero surgir, sem grupos e artistas como o VELVET UNDERGROUND, TELEVISION e Patti Smith, o gênero seria virtualmente irreconhecível. Abastecido por essas bandas e outras, em meados da década de 70 um grupo de amigos da vizinhança resolveu montar uma banda para tocar de forma mais rápida suas músicas autorais e que tiveram essa mesma influência. Os pisos pegajosos e as paredes sujas do clube CBGB em New York inspiraram a formação de inúmeros grupos inovadores, incluindo os criadores do punk rock, os RAMONES.


O punk rock teve um impacto inegável nos membros do SONIC YOUTH quando eles formaram a banda em 1981. No entanto, durante aqueles primeiros anos, o grupo era muito mais dedicado ao noise e orquestra de guitarras em sua sonoridade, deixando o punk para lhe influenciar nas suas atitudes, vestimentas e opiniões.


Sendo assim, o SONIC YOUTH tinha uma queda especial pelos RAMONES. 


Para o SONIC YOUTH, essa mistura de sonoridade punk rock com atitude e performance, foi uma espécie de golpe de mestre. Durante uma entrevista em 2011, o guitarrista do SONIC YOUTH, Lee Ranaldo, refletiu sobre a adoração total do grupo pelos RAMONES: “Você via eles andando pela cidade ou no clube CBGB se apresentando ou assistindo shows de outras bandas. Nós os achávamos inacreditáveis, sabe? Eles estavam a uma geração à nossa frente e eles eram mais velhos do que nós. Não muito mais velhos, mas nós os admirávamos totalmente e reverenciávamos aqueles primeiros discos deles”.


Na verdade, a banda tinha tanto amor pelos RAMONES que chegaram a gravar um cover da música "Beat on The Brat" para um EP de 1987, além de terem apresentado vários covers dos RAMONES em seus shows. Também no documentário do SONIC YOUTH de 1991, "The Year Punk Broke", onde eles aparecem rapidamente com os RAMONES e fornecendo os devidos créditos no final do documentário.


Ranaldo concluiu: “Nós amávamos a música deles. Uma vez em um show nosso depois do encore break, fizemos um medley inteiro com músicas dos RAMONES, tipo, tocamos umas 05 ou 06 músicas seguidas uma atrás da outra no melhor estilo dos RAMONES... Foi fogo rápido”.


E assim como os RAMONES poderiam ter estado uma geração à frente do SONIC YOUTH, toda sua linhagem que veio depois deles estava realmente clara para todos verem e ouvirem.























Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page