Soundgarden: qual foi a música deles inspirada nos Beatles?
by Brunelson
11 de ago. de 2022
Gostar dos BEATLES era um traço comum entre os músicos que compunham a cena musical de Seattle no início dos anos 90 (embora no início não era assim tão admitido por aquelas bandas).
Embora Kurt Cobain fosse o mais famoso dos beatlemaníacos, tendo "coragem" em incluir a música "About a Girl" no álbum de estreia do NIRVANA, "Bleach" (1989), elementos da influência dos BEATLES podem ser ouvidos em todo o escopo épico do PEARL JAM, nas canções ensolaradas do STONE TEMPLE PILOTS e até mesmo nas ricas harmonias vocais nas obras do ALICE IN CHAINS.
No entanto, uma banda que não parecia ter uma conexão tão forte assim com os BEATLES era o SOUNDGARDEN. Se é verdade que toda banda é uma banda dos BEATLES ou uma banda do ROLLING STONES, o SOUNDGARDEN certamente era uma banda do ROLLING STONES, focada em riffs e blues.
Mas com o lançamento do clássico álbum "Superunknown" do SOUNDGARDEN (4º disco, 1994), o grupo começou a incorporar uma notável mistura de rock psicodélico em suas composições. Isso foi melhor ouvido em músicas como "Black Hole Sun" e a banda parecia liberada e totalmente solta para criar os seus riffs recortados e linhas cheias de contratempos banhadas no heavy metal.
No álbum sucessor, "Down on The Upside" (5º disco, 1996), o SOUNDGARDEN estava tendendo para uma direção de rock mais experimental, distintamente alternativa e mergulhando na escuridão quando era apropriado, como na música que foi um dos singles desse álbum, "Blow Up The Outside World".
De acordo com o guitarrista Kim Thayil, esta canção provou ser um retrocesso à maior banda de todos os tempos: “De certa forma, um bom e irônico último single da banda para esse disco”, disse Thayil à revista Metal Hammer em 1998. “As pessoas dizem que nessa música há um elemento parecido com os BEATLES... Suponho que há um pouco de Paul McCartney e um pouco de John Lennon no sabor desta canção".
“Todos na banda cresceram com os BEATLES e tínhamos um certo grau de respeito e admiração por eles, o que não é incomum”, continuou Thayil. “Acho que muitas pessoas eram fãs dos BEATLES, especialmente naquela nossa época. Há violão gravado nesta canção e no final ela fica mais alta, agressiva e vai para esses acordes poderosos, o que talvez seja uma reminiscência do AC/DC”.
Thayil foi quem empurrou esse lado predominantemente mais pesado ao SOUNDGARDEN, mas o guitarrista tem apenas 01 crédito de composição no álbum "Down on The Upside", a quebraceira música “Never The Machine Forever”.
Porém, instrumentação mais leve, incluindo o uso de sintetizadores, bandolins, violões e instrumentos atípicos, começaram a invadir as composições da banda nesse disco - para grande desgosto de Thayil.
As tensões estavam altas durante as gravações e menos de 01 ano após o lançamento do álbum "Down on The Upside", o SOUNDGARDEN iria se separar oficialmente após o término da turnê do mesmo, sendo que a banda retornaria em 2010 chegando a lançar 01 álbum de estúdio em 2012, mas encerraria as atividades em 2017 com o falecimento de Chris Cornell.
Confira o videoclipe da canção "Blow Up The Outside World":
Comments